O trabalho da Prefeitura de Alagoinhas pelo fortalecimento e ampliação da rede de assistência em saúde levou, na noite desta quarta-feira (03), uma série de serviços ao Residencial Nulce Pereira, durante a Ação Itinerante da Saúde. O projeto já passou pelas comunidades do Buri, Catuzinho e vai contemplar outras localidades.
Das 17h às 20h, os moradores do Nulce receberam consultas com dentista, clínico geral, vacinação, preventivo, testagem rápida para HIV e sífilis, além de coleta de amostra para o exame RT-PCR contra o coronavírus, totalizando 180 atendimentos.
A ação fora do ambiente das unidades de saúde visa a promoção da saúde para áreas descobertas e reduzir as demandas reprimidas de consultas médicas e exames. “O objetivo é trazer esse acesso próximo de onde as pessoas moram e ao mesmo tempo, proporcionar resolutividade”, pontuou a secretária de Saúde, Rosânia Rabelo.
Todos os fluxos do atendimento são realizados em acordo com os protocolos de saúde e segurança preconizados pela Vigilância Sanitária.
A moradora do conjunto, Cristina Oliveira, e a sua filha Monique, de 16 anos, participaram da ação. Satisfeitas com a comodidade que a iniciativa traz, mãe e filha declararam que é mais tranquilo quando os profissionais vão até a comunidade. As duas passaram por avaliação médica.
Além da Ação Itinerante, nesta terça (03) e quarta- feira (4), equipes da saúde também realizaram o recadastramento do SUS, no Nulce Pereira, a partir de visitas domiciliares, casa a casa, das 8h às 12h.
Fundamental para o repasse de verbas da União aos municípios o recadastramento do SUS faz parte do novo modelo de financiamento da Atenção Primária e tem como objetivo traçar o perfil sociodemográfico e as condições de saúde da população.
