A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) avançou com a aprovação do Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) que denomina como Tieta do Agreste o trecho da rodovia BA-782, no Litoral Norte baiano. A proposta abrange a extensão de 11 km que liga o entroncamento da BA-099 (Linha Verde) até o distrito de Costa Azul, no município de Jandaíra.
A iniciativa busca prestar uma homenagem histórica ao romance do escritor Jorge Amado, publicado em 1977. A obra, que narra a trajetória de Tieta em sua cidade natal, Santana do Agreste, é um dos maiores marcos da literatura brasileira e projetou as belezas e os costumes da região para o mundo.
De acordo com a deputada Ludmilla Fiscina, a homenagem é um reconhecimento à identidade cultural da Bahia. “Tieta do Agreste é uma personagem que faz parte do nosso imaginário e da nossa história. Nomear esse trecho da rodovia é valorizar o legado de Jorge Amado e, ao mesmo tempo, potencializar o sentimento de pertencimento da comunidade de Jandaíra e de todo o Litoral Norte”, destacou a parlamentar.
Impacto no desenvolvimento e turismo
Além do valor simbólico e cultural, o projeto destaca que a pavimentação do trecho da BA-782, que contará com ciclovia e sistema de drenagem, representa um salto na infraestrutura local. A expectativa é que a intervenção impulsione significativamente os setores turístico e imobiliário da região, trazendo uma melhora direta no acesso ao distrito de Costa Azul, provisionando a geração de milhares de postos de trabalho diretos e indiretos e atraindo novos aportes financeiros para o Litoral Norte baiano.
O projeto também reforça o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em atender a uma demanda antiga da população de Jandaíra, consolidando investimentos em mobilidade e desenvolvimento regional.
Articulação política
A aprovação do projeto reflete a forte articulação da deputada Ludmilla Fiscina com as lideranças locais. O apoio do prefeito Gildásio Mendes e do presidente da Câmara, o vereador Ramon Macedo, foi fundamental para consolidar a importância desta obra e da homenagem para o fortalecimento do corredor turístico baiano. "O trabalho em conjunto com as lideranças municipais garante que os benefícios cheguem diretamente à ponta, transformando a vida de quem reside e trabalha na região", completou Fiscina.
Foto: Aluísio Neto
Tags:
👤POLÍTICA






