Carmen Oliveira da Silva, conhecida como Mãe Carmen do Gantois ou Mãe Carmen de Oxalá, morreu nesta sexta-feira (26), aos 96 anos, em Salvador. A ialorixá estava internada no Hospital Português, na capital baiana, onde tratava uma forte gripe. A morte foi confirmada por familiares.
Líder religiosa do Terreiro do Gantois, um dos mais tradicionais e reconhecidos do país, Mãe Carmen era a filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois e irmã caçula de Mãe Cleusa Millet. Ela completaria 97 anos no próximo dia 29 de dezembro.
Iniciada no candomblé ainda jovem, dedicou toda a vida à religião ao lado da mãe. Mãe Carmen era filha de Oxalá, orixá ao qual foi consagrada, e teve atuação marcante na preservação e na valorização das tradições de matriz africana.
Além da liderança religiosa, desenvolveu ações sociais e educativas voltadas para a comunidade do bairro da Federação. Na área cultural, contribuiu para iniciativas de preservação da memória do candomblé e para a ampliação do acesso à história da religiosidade afro-brasileira no país.
Do Bahia.ba
Tags:
📍SALVADOR






