Ministro vota pela aceitação da denúncia contra Bolsonaro e mais sete por suposta tentativa de golpe
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou nesta quarta-feira (26/3) seu voto no julgamento que analisa a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados, acusados de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado com o objetivo de anular o resultado das eleições de 2022.
Relator do processo, Moraes foi o primeiro a votar na sessão da Primeira Turma do STF, que decidirá se os denunciados se tornarão réus.
“Não foi um passeio no parque”, afirma Moraes
Durante a apresentação de seu voto, Alexandre de Moraes exibiu vídeos e documentos para reforçar a gravidade dos atos praticados no dia 8 de janeiro de 2023, rejeitando tentativas de relativizar os acontecimentos.
“8 de janeiro de 2023 foi uma notícia péssima para a democracia, para as instituições, para todos os brasileiros e brasileiras que acreditam num país melhor. Mas esse viés de positividade faz com que nós aos poucos relativizarmos isso. E esqueçamos que não houve um domingo no parque. Não foi um passeio no parque. Ninguém, absolutamente ninguém que lá estava, estava passeando. E ninguém estava passeando porque tudo estava bloqueado e houve necessidade de romper as barreiras policiais”, declarou o ministro.
Do Contra Fatos
Tags:
JUSTIÇA