Psicólogos Sugerem Choro Coletivo e Banho em Floresta para Reduzir Ansiedade de Democratas com Posse de Trump




Ansiedade e protestos antecedem a posse do segundo mandato de Donald Trump

Com a posse de Donald Trump para seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos marcada para a segunda-feira (20/1), muitos eleitores democratas, insatisfeitos com o resultado das eleições, estão enfrentando uma crescente onda de ansiedade. Algumas celebridades chegaram até a ameaçar deixar o país.

Para lidar com essa situação, a revista Time consultou psicólogos que ofereceram estratégias “baseadas na ciência” para ajudar os democratas a enfrentarem o momento. Entre as recomendações estão atividades criativas, exercícios físicos e até práticas inusitadas, como o chamado “banho em floresta”.

Recomendações para Reduzir a Ansiedade

Segundo Emiliana Simon-Thomas, psicóloga e diretora científica do Greater Good Science Center, da Universidade da Califórnia em Berkeley, uma série de práticas pode melhorar o humor e restaurar a sensação de controle. Entre as sugestões estão:

Exercícios físicos, como fazer polichinelos, para “recuperar uma sensação de poder”.


Atividades criativas, como desenhar ou escrever.
Atos de gentileza, como sorrir para estranhos ou realizar voluntariado.

Assistir a apresentações ao vivo, como peças de teatro ou shows, para se conectar com outras pessoas.

Simon-Thomas enfatizou que malhar pode ser especialmente útil:

“Você pode não conseguir fazer nada sobre as políticas da nova administração, mas sabe o que pode fazer? Quinze polichinelos perfeitos”, brincou.

Outra sugestão surpreendente da psicóloga foi permitir-se chorar no Dia da Posse, mas com uma condição importante:

“Se você precisa derramar algumas lágrimas, é saudável deixá-las sair, mas não deve fazer isso sozinho. Chorar com alguém em quem confia e que se importa com você melhora significativamente a recuperação emocional.”

Do Contra Fatos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem