A aula de encerramento do Curso de Formação de Delegados e Conselheiros do Orçamento Participativo e Conselhos Municipais foi realizada na quinta-feira, no Centro Diocesano, reunindo participantes da formação e estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O encontro marcou a conclusão de um ciclo iniciado pela Superintendência de Participação Popular (SPP), em parceria com a UFBA e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), para fortalecer a participação social e ampliar o diálogo entre gestão pública e comunidade.
A condução da última aula ficou a cargo da professora Luiza Teixeira, da Escola de Administração da UFBA. Para este momento estiveram presentes também alunos do curso de graduação em Administração e mestrandos do Programa de Mestrado em Gestão Social, num intercâmbio que aproximou o ambiente acadêmico das práticas de gestão municipal. “Ao longo do curso, recebemos vários alunos, numa ação de intercâmbio entre a UFBA e a Superintendência de Participação Popular. Para marcar o encerramento do processo formativo, na aula de hoje contamos com a presença dos alunos de graduação e pós-graduação, numa troca de experiências e vivências entre o ambiente acadêmico e a prática da gestão pública”, destacou o superintendente da SPP, Tárcio Mota.
Como parte das atividades de conclusão, foi realizada uma dinâmica de avaliação e registro do processo formativo. “Dividimos os alunos em grupos, para que eles fizessem um registro em vídeo do que foi aprendido ao longo dos módulos estudados. Assim, teremos um material audiovisual que permitirá avaliar o curso e identificar o que pode ser aprimorado nas próximas formações”, explicou a professora Luiza Teixeira.
Para o vice-prefeito Luciano Sérgio, o saldo da formação é positivo e reforça o compromisso da gestão com a democracia participativa. “Essa formação é uma demonstração inequívoca do pacto feito pela gestão municipal com a participação popular, com o reconhecimento da representatividade de diversas instituições e da população. Oferecemos um espaço inovador de relação entre poder público e sociedade, com a chancela de uma instituição de referência como a UFBA”, afirmou.
Durante a estadia em Alagoinhas, o grupo de estudantes da UFBA também realizou visitas a espaços históricos e culturais do município, como o Projeto Estação de Memórias, na Fundação Iraci Gama de Cultura, e a Igreja Inacabada. A iniciativa reforçou o vínculo criado ao longo do intercâmbio. “Foi uma forma deles conhecerem nossa cidade e fortalecerem o laço que construímos com a Universidade Federal da Bahia”, acrescentou Tárcio.
Para Luciana Mota, mestranda do Programa de Gestão Social da UFBA, a experiência foi marcante. “Perceber que a cidade respeita e preserva sua memória, e tem orgulho do seu passado, que também constrói o presente, foi muito significativo. Chamou a minha atenção a participação das mulheres em todas as etapas da história do crescimento de Alagoinhas em torno da linha férrea. Isso foi muito importante”, afirmou.
No dia 10 de dezembro haverá a cerimônia oficial de encerramento do curso, quando os alunos receberão seus certificados de conclusão emitidos pela Universidade Federal da Bahia.
Fotos: Roberto Fonseca





