O apresentador acusa o influenciador de ofender sua honra; os dois são candidatos à Prefeitura de São Paulo
Neste domingo, 29, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) moveu uma ação por danos morais contra o influenciador digital Pablo Marçal (PRTB). Ambos estão concorrendo ao cargo de prefeito de São Paulo.
O incidente relacionado à ação ocorreu durante uma transmissão ao vivo feita por Marçal em 16 de setembro, após ser atingido por uma cadeira lançada por Datena durante uma discussão na TV Cultura. O representante do PRTB estava hospitalizado no Hospital Sírio-Libanês, localizado na cidade de São Paulo.
Durante o evento, Datena foi apelidado por Marçal de “abusador e comedor de açúcar”, além de outras injúrias. O vídeo atingiu mais de 90 mil visualizações.
A denúncia de abuso foi fundamentada em um processo de assédio sexual instaurado pela jornalista Bruna Drews, ex-correspondente do programa Brasil Urgente, da Band, em outubro de 2019. Alguns meses mais tarde, Bruna decidiu retirar as acusações. Logo depois, o caso foi encerrado.
No pedido legal, os advogados de Datena sustentam que as injúrias de Marçal possuíam uma nuance “gordofóbica”. Segundo o postulante do PSDB, tais insultos tinham como objetivo discriminá-lo.
A defesa de Datena, que tem 67 anos, pediu prioridade no processo da ação amparada no estatuto do idoso. Afirmaram que as ofensas ao apresentador de TV resultaram em danos morais e à sua personalidade.
Datena ataca Pablo Marçal durante debate ao vivo
No debate realizado na TV Cultura, no dia 15 de setembro, Marçal foi alvo de uma cadeira arremessada por Datena. Logo após o incidente, Marçal compartilhou um vídeo. O conteúdo mostra ele sendo transportado para o hospital em uma ambulância.
Os dois concorrentes usaram o episódio da “cadeirada” em seus respectivos movimentos de campanha. O incidente foi comparado por Marçal à facada que Jair Bolsonaro recebeu em 2018 e à tentativa de homicídio sofrida pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em julho deste ano. Já Datena tentou explicar a agressão como parte das estratégias de comunicação de sua campanha.
Do Contra Fatos
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