Alceu Valença é um cantor, compositor e cineasta brasileiro. Surgiu como expoente da geração da música nordestina nos anos 70 e foi um dos primeiros a promover a união do som do agreste nordestino com a guitarra elétrica.
Alceu Paiva Valença nasceu na cidade de São Bento do Uma, localizada no Agreste Central de Pernambuco, no dia 01 de julho de 1946. Filho de Décio e Adelma Valença cresceu no meio de uma família musical.
Seu avô, Orestes Alves Valença era poeta e violeiro, seu tio Geraldo Valença era poeta e escritor. O piano e o bandolim estavam sempre presentes nos saraus organizados pela família.
Seu pai foi prefeito de São Bento do Uma, deputado da Constituinte de 1946, promotor público e procurador de Estado.
Com cinco anos de idade, Alceu participou de um concurso infantil no Cine Teatro Rex, quando cantou o frevo de Capiba, "É Frevo, Meu Bem", que foi classificado em segundo lugar.
Alceu conta que ficou deslumbrado e sem saber o que fazer, começou a dar cambalhotas, levando a plateia a rir e aplaudi-lo. Sentiu que aquele lugar era o seu.
Em meados dos anos 50, sua família mudou-se para o Recife. Com 15 anos ganhou seu primeiro violão. Por ser um jovem travesso, foi expulso de diversas escolas. Jogava basquete no infantil do Náutico e foi campeão estadual em 1960.
Ingressou na Faculdade de Direito do Recife. Durante o curso, foi para a Universidade de Harvard, Estados Unidos. Em 1969 formou-se em Direito.
Carreira musical
Em 1971 fez opção pela música e mudou-se para o Rio de Janeiro. Junto com Geraldo Azevedo procurou Jackson do Pandeiro para que cantasse com eles num festival de MPB. Participou de festivais da TV Tupi e da TV Globo.
Em 1974 lançou “Molhado de Suor”, seu primeiro disco solo. Em 1975 teve a música “Caravana” incluída na trilha sonora da novela Gabriela da TV Globo. Em 1977 lançou “Espelho Cristalino”.
Em 1980, Alceu Valença assinou contrato com a multinacional Ariola. Nesse mesmo ano, lançou o disco “Coração Bobo”, cuja música título fez sucesso em todo o país.
O sucesso comercial de sua carreira chegou em 1982, com o disco “Cavalo de Pau”, que despontou com as músicas “Tropicana” e “Como Dois Animais”. Em 1985 lançou “Estação da Luz”, que fez sucesso com “Bom Demais” e “Olinda – Sonhos de Valsa”.
Matéria completa em eBiografia