![]() |
Foto:Google |
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou que fará o bloqueio do Bolsa Família de beneficiários com inconsistência de dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no Cadastro Único (CadÚnico). O procedimento terá início em janeiro de 2024.
Segundo a pasta, os pagamentos serão retomados após a regularização da situação do documento junto à Receita Federal. O benefício será cancelado definitivamente caso o problema não seja resolvido em até seis meses.
A medida tem como foco melhorar a gestão do programa social para permitir que ele atenda os cidadãos que realmente precisam de assistência do governo.
Em caso de dúvidas sobre o CPF ou outras questões relacionadas ao Bolsa Família, o beneficiário deve ligar para o Disque Social (telefone 121).
Problemas que vão gerar bloqueio
O pagamento será bloqueado por motivos como CPF suspenso/cancelado junto à Receita Federal ou divergência de titularidade do documento. Essas situações já são motivo para impedir a entrada de novas famílias no programa desde agosto deste ano.
Vale pontuar que o bloqueio do Bolsa Família ocorrerá caso qualquer integrante da família beneficiária precise se regularizar, ou seja, o problema não envolve apenas o CPF do titular do benefício.
Quem estiver com dados inconsistentes relacionados ao documento na base do CadÚnico terá os pagamentos interrompidos a partir de janeiro. As famílias serão notificadas por meio do extrato de pagamento do Bolsa Família, no aplicativo do programa e no app Caixa Tem.
Do Edital Concursos Brasil