Educação em foco: Alagoinhas lança campanha Sabe-Saeb 2025


A Prefeitura de Alagoinhas realizou, nesta segunda-feira, 22, o início da mobilização de engajamento e preparação para as avaliações do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe) e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. Durante a coletiva de imprensa, o prefeito Gustavo Carmo e a secretária de Educação de Alagoinhas, Rita Bastos, destacaram a importância do engajamento das famílias e reforçaram que o incentivo dos pais é fundamental para que os alunos frequentem as aulas, participem dos reforços e das avaliações.

Em Alagoinhas, 2.774 estudantes dos 2º, 5º e 9º anos, distribuídos em 77 escolas das zonas urbana e rural do município, participarão das avaliações este ano, que serão aplicadas entre os dias 06 e 31 de outubro. “Lançamos essa campanha do Sabe e Saeb 2025, que vem na direção de avaliar a qualidade da nossa educação. Sabemos que, nos últimos anos, a educação no Brasil tem migrado para critérios de avaliação, que resultam em maiores investimentos. No caso, por exemplo, dos governos estaduais, as redes melhores avaliadas têm mais ICMS, como contrapartida de investimento na educação. A mobilização da nossa Rede Municipal de Educação acontece porque nossos alunos serão avaliados, mas também porque é importante para a gente aferir, planejar e melhorar a qualidade do ensino em nossa Alagoinhas, dentro da perspectiva que temos da educação como prioridade do nosso governo”, pontua Gustavo Carmo.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) vem realizando uma série de trabalhos de incentivo à educação, com suporte e reforço das matérias. “Há meses estamos intensificando os trabalhos em nossas unidades escolares com professores e gestores, fazendo reuniões com os pais e responsáveis também; todos mobilizados para essas provas. Os nossos estudantes participam de aulas no contraturno, fazem simulados e até mesmo aqueles alunos que não participarão das avaliações, estão treinando com os simulados”, explica Rita Bastos, que enfatiza ainda a importância da população somar forças na mobilização educacional.

“O objetivo dessa coletiva é o de engajarmos a sociedade civil, onde todos precisamos incentivar a frequência nas unidades escolares e mobilizar os alunos a reforçarem seus estudos. Entendemos que esse é um momento muito importante para a educação de Alagoinhas”, pontua a secretária.

O reforço na divulgação da Campanha Sabe-Saeb 2025 contará ainda com o apoio do Buk, mascote criado pelo estudante Isaías Rodrigues Farias, da Escola Municipal José Honorato, no Miguel Velho, que passará pelas unidades conversando com os estudantes e chamando-os para os dias de prova.

O Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe) trata-se de uma avaliação em larga escala, realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), aplicada anualmente entre os estudantes do 2º, 5º e 9º anos da rede pública, para monitorar a qualidade da educação e orientar melhorias pedagógicas. O Sabe influi no ICMS e no recebimento de recursos federais e estaduais.

Já o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é uma avaliação em larga escala realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação, aplicada para os estudantes das mesmas turmas do Sabe, incluindo os alunos da 3ª série do Ensino Médio, em escolas públicas por etapas e também em escolas privadas de todo o Brasil, gerando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o que implica no ranking nacional da aprendizagem.

Ônibus novo

Durante o evento, o público também conferiu a entrega do novo ônibus escolar, oriundo do Governo Federal, que será utilizado no transporte de alunos das seguintes localidades: 21 de Setembro, Nova Brasília, Baixa da Santinha, Urupiara, Rua do Catu e Santa Terezinha (Vale).

Gustavo Carmo e Rista Bastos

Rita Bastos

Rita Bastos e Gustavo Carmo
Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem