Se você tem direito ao saque do PIS Pasep 2023, referente ao ano-base de 2021, Assim, é crucial que você esteja a par desse detalhe importante para não perder a oportunidade de aproveitar esse benefício.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mais de 540 mil trabalhadores ainda não resgataram o PIS/Pasep 2023. Deste total, 153.567 cadastrados no PIS e 387.325 no Pasep ainda podem realizar o saque do benefício.
Quem tem direito ao PIS Pasep 2023?
O abono salarial foi concedido a todos os trabalhadores que possuíam empregos formais em 2021. O pagamento, iniciado em fevereiro de 2023, foi concluído em julho do mesmo ano. Para ser elegível ao PIS Pasep 2023, você precisará ter recebido uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos e ter laborado por, pelo menos, 30 dias durante o ano-base. Além disso, é preciso estar registrado no Fundo de Participação PIS Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) há, no mínimo, cinco anos.
Como realizar o saque do PIS/Pasep 2023?
O resgate do benefício PIS/Pasep 2023 pode ser efetuado até o dia 28 de dezembro nas agências responsáveis pelo pagamento ou por meio de plataformas digitais. Após o término do prazo, é necessário solicitar o saque dos valores junto à entidade competente. Vale lembrar que os recursos do abono salarial ficam disponíveis para resgate por até cinco anos.
Para verificar se você tem direito ao saque do PIS/Pasep, você pode acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no portal gov.br ou ligar para o telefone 158.
Por BMCNEWS