![]() |
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias |
O Vitória confirmou o pedido pelo adiantamento de receitas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente do clube, Fábio Mota, revelou que solicitou créditos relacionados às competições que o Leão participará em 2024. O valor, no entanto, ainda não foi recebido pelo clube.
Nesta segunda-feira (27), durante o programa Os Donos da Bola, da TV Band, o apresentador Neto alegou que o Rubro-Negro teria recebido R$ 4 milhões em cotas antecipadas da CBF e que isso seria, de acordo com o estatuto da entidade, ilegal. O Bahia Notícias leu todo o estatuto e não encontrou nada que proíba a prática.
Na verdade, ela já ocorreu em outras oportunidades. No início deste ano, por exemplo, os clubes participantes da Copa do Nordeste receberam pagamentos antecipados. Na ocasião, inclusive, o Vitória teve o valor bloqueado por causa de dívidas trabalhistas.
Em 2022, o Bahia exerceu prática semelhante. Recém-rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, o clube viu seu orçamento ser reduzido e recorreu à CBF para antecipar parte das primeiras cotas pelas participações na Copa do Brasil e Copa do Nordeste.
O episódio foi revelado pelo presidente do clube, Guilherme Bellintani. "Existe antecipação de uma parte da primeira fase da Copa do Brasil do ano que vem, e uma pequena cota da Copa do Nordeste. Em torno de 1 ou 2 milhões de reais. Não temos outras antecipações de recebíveis futuros", detalhou, no fim de 2021, ao Bahia Notícias.
A reportagem entrou em contato com a CBF e aguarda um posicionamento, que será adicionado na matéria.
Vale lembrar que, no início de novembro, o Vitória recebeu uma notificação da Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) solicitando o bloqueio de valores por causa de "dívidas com dois atletas contratados em gestões anteriores.
O valor do pagamento que exige a CNRD no documento é de R$ 576.738,61. O Vitória alega que entrou em contato com o órgão para solicitar uma extensão do prazo para quitar a dívida, que se encerrou no dia 30 de outubro, mas teve o pedido negado.
A próxima janela de transferências será aberta no início de 2024. A cúpula rubro-negra trabalha para resolver a questão antes que a punição impeça o clube de contratar jogadores.
O Vitória disputará, no ano que vem, o Campeonato Baiano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Bahia Notícias