![]() |
Foto:Reprodução |
As mudanças, somadas à distribuição de cargos para o PL e ao atendimento de outros pleitos, pode angariar ainda mais 80 votos, chegando a 140 deputados de centro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, nesta quinta (20), com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), para avançar nas negociações de cargos na Esplanada dos Ministérios para o centrão. O Palácio do Planalto já tem uma estimativa do tamanho do apoio que deve receber. De acordo com o jornal O Globo, com a chegada do PP e Republicanos no governo, são esperados pelo menos 60 votos de cada um deles na Câmara dos Deputados.
Entre integrantes do governo, já há a certeza de que nomes devem sair dos ministérios para abrir espaço para as duas legendas. O presidente, no entanto, quer evitar a saída de ministras mulheres. O novo desenho do primeiro escalão do governo deve ser finalizado até agosto.
Por enquanto, os deputados federais André Fufuca (PP-AM) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) são os favoritos do centrão para assumir ministérios. As mudanças, somadas à distribuição de cargos para o PL e ao atendimento de outros pleitos, como emendas, pode angariar ainda mais 80 votos, chegando a 140 deputados de centro. A aproximação do União Brasil, com a nomeação de Celso Sabino para o Ministério do Turismo também deve contribuir.
Segundo as contas do Planalto, são 30 parlamentares do PL dispostos à aproximação com o governo. Eles já vêm votando a favor dos interesses do governo. A maioria desses deputados é do nordeste.
Metro1