Os Estados Unidos realizaram, nesta sexta-feira (3), um ataque contra um navio que, segundo o governo norte-americano, transportava drogas ilegais em águas internacionais próximas à costa da Venezuela. A ação resultou na morte de quatro pessoas, de acordo com o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth.
Este foi pelo menos o quarto ataque desse tipo nas últimas semanas, dentro da estratégia determinada pelo presidente Donald Trump, que declarou que o país está envolvido em “um conflito armado não internacional” contra cartéis de drogas.
Em publicação no X (antigo Twitter), Hegseth afirmou que os ataques continuarão.
“Esses ataques continuarão até que os ataques ao povo americano acabem!!!!”, escreveu.
O secretário também compartilhou um vídeo de cerca de 40 segundos, no qual é possível ver uma embarcação navegando antes de ser atingida por disparos que causam explosões na água.
Segundo Hegseth, informações de inteligência confirmaram “sem dúvida” que a embarcação transportava uma quantidade “substancial” de drogas e que os tripulantes eram “narcoterroristas”. No entanto, o secretário não apresentou provas ou detalhes sobre o tipo e a quantidade da carga.
Debate jurídico
A legalidade dessas operações tem sido alvo de questionamentos. Especialistas em direito internacional apontam dúvidas sobre a prática de eliminar suspeitos de tráfico em alto-mar em vez de realizar prisões e apreensões formais.
Ainda não houve manifestação oficial de governos da região, incluindo a Venezuela, sobre a mais recente ação dos EUA.
Comunicação em Ação | com informações da Reuters
Foto: Reprodução
Tags:
🌍INTERNACIONAL