Jovem chega a tempo para fazer o Enem, sai para fumar e acaba perdendo a prova

Foto: Reprodução

Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h em todo o país, e não foi permitido a entrada após o fechamento. As provas começaram a ser aplicadas às 13h30 e devem terminar às 19h, horário de Brasília

A estudante Sarah Vivian Gomes, de 20 anos, perdeu a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por um minuto. A jovem chegou ao local da avaliação às 12h50, 10 minutos antes do fechamento dos portões. Como pensou que teria tempo, ela saiu do espaço para fumar um cigarro. Quando terminou, às 13h, já não conseguiu mais voltar para a sala. O caso aconteceu no Ceará.

Ao G1, ela contou que se programou para entrar apenas no último minuto:

"Eu cheguei faltando 10 minutos, queria entrar no último minuto, inclusive. Trouxe tudo direitinho, documentos, canetas, e aí fui fumar um cigarro aqui fora. Quando faltava um minuto, fui entrar, porque o portão é bem aqui [ao lado de onde ela estava fumando]. Ia só entrar e o cara não deixou".

Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h em todo o país, e não foi permitido a entrada após o fechamento. As provas começaram a ser aplicadas às 13h30 e devem terminar às 19h, horário de Brasília.

Após descobrir que não iria mais conseguir fazer a prova, Sarah chorou e disse que estudou o ano inteiro para isso. "Estudei o ano todo, me preparei tanto, estudei, faltava um minuto no meu celular e ele não me deixou entrar. É um pouco frustrante, mas estou de boa, faz parte, né?".

BAHIA

Em Salvador, também houve casos de candidatos que se atrasaram e não conseguiram fazer o Enem. Rogério Marques, de 28 anos, chegou exatos 4 minutos após o portão ter fechado. Ele faria o Enem no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde há vários locais de prova, e se perdeu. "Era para fazer no PAF (Pavilhão de aulas da federação) 3, me mandaram para a Facom (faculdade de Comunicação), depois eu passei aqui no PAF 3 e me disseram para ir lá atrás, só que lá é PAF 4", explicou.

Ele admite que poderia ter saído de casa mais cedo e culpa um problema na moto, em que veio de carona, e levou cerca de meia hora para ser consertado. Apesar da agonia, ele não está tão preocupado.

"Eu já faço universidade, queria apenas testar meus conhecimentos em redação. Ano passado eu fiz, mas esse ano não deu. Agora, eu também nem sei se venho domingo que vem", contou.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização das provas, 3.331.566 candidatos farão o Enem impresso e 65.066, o digital. As mulheres representam 61% dos candidatos e as pessoas negras, soma de pretos e pardos, 54,8% dos inscritos. O Enem é realizado em 11.175 locais de prova em 1.747 municípios brasileiros.

Do Aratu On

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.