Ex-senador Romero Jucá é alvo de operação da Polícia Federal

PF cumpre 22 mandados em Roraima, São Paulo e Distrito Federal, para apurar suposto esquema de corrupção e fraudes em convênios com municípios entre 2012 e 2017

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

 

O ex-senador Romero Jucá (MDB) é um dos alvos de uma ação realizada pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quarta-feira (23), para apurar suposto esquema de corrupção e fraudes em convênios com municípios entre 2012 e 2017.

A operação Imhotep cumpre 22 mandados de busca e apreensão em endereços em Roraima, São Paulo e Distrito Federal, incluindo a casa do ex-parlamentar, em Boa Vista (RR). Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal de Roraima.

O inquérito teve início após o Tribunal de Contas da União (TCU) identificar, em um Relatório de Produção de Conhecimento, as maiores recebedoras de recursos do Programa Calha Norte. As investigações apontam indícios de que três empresas de engenharia pagariam propinas a Jucá e a servidores públicos em troca de benefícios.

Segundo a PF, existem indícios de que o ex-senador interferia em convênios com dinheiro federal obtido por ele. Há suspeita ainda de que Romero Jucá travava pagamentos de emendas parlamentares, caso não recebesse sua parte no esquema.

De acordo com a investigação, as três empresas seriam responsáveis pela execução de mais de R$ 500 milhões em contratos entre 2012 e 2017 com prefeituras de Roraima em convênios com o governo federal. PF e da Controladoria Geral da União (CGU) identificaram ao menos R$ 15 milhões pagos a título de propina. O valor exato destinado ao ex-senador, no entanto, não foi informado.

Bahia.ba

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.