Ciranda das Manas realiza oficina de chocolates trufados em parceria com a Prefeitura, no CRAM

Foto: Livia Queiroz
Mulheres do Jardim Petrolar participaram da oficina de chocolates trufados, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), na quarta-feira (15). A iniciativa faz parte do projeto Ciranda das Manas, que promove rodas de conversa e vivências de autocuidado entre mulheres, no Centro de Cultura de Alagoinhas, sempre na segunda semana de cada mês, as terças, a partir das 19h, gratuitamente.
Em parceria com a Coordenação de Políticas Públicas Para a Mulher, 10 moradoras do Jardim Petrolar aprenderam sobre a técnica de feitura de chocolates trufados. A intenção é estimular mulheres à prática empreendedora e por meio da autonomia financeira empoderá-las. “Nosso propósito é fortalecer mulheres, mas esse caminho precisa ser feito com uma ao lado da outra, impulsionando, para que sigamos juntas. Essa é a verdadeira prática da sororidade”, disse uma das fundadoras da Ciranda.
Foto: Livia Queiroz
Segundo as responsáveis pelo projeto a ideia é recrutar mulheres que tenham habilidades diversas para compartilhamento de saberes, estabelecendo uma rede de colaboração mútua entre elas. As “Mana Massa”, são essas voluntárias, assim como Gislania Andrade, “para mim, passar a tarde com vocês foi uma terapia. Acho importante passar adiante o que a gente sabe”, disse Gislania durante a oficina.
As mulheres colocaram a mão na massa e produziram deliciosos chocolates, com o aprendizado elas podem vender o produto já para o dia dos namorados, visto que é um dos presentes mais procurados pelos casais apaixonados. “Dá pra ganhar dinheiro tranquilamente com a venda dos chocolates, eu e minha mãe vivemos um tempo com a renda dessas vendas”, contou a “Mana Massa” voluntária.
Foto: Livia Queiroz
Gabriela dos Santos estava curiosa para aprender sobre a técnica e decidiu se inscrever, “eu gostei muito da oficina porque já ouvi muito falar sobre esse tipo de chocolate e queria aprender. Essa iniciativa é importante demais, principalmente para nós mulheres, colabora bastante para o aumento da nossa autoestima”, afirmou.
Foto: Livia Queiroz
Para sustentar o projeto que auxilia mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio das oficinas, a Ciranda das Manas realiza Brechós, mais conhecido entre as “Manas” como Brechó do Amô. As duas edições foram feitas no estacionamento da Prefeitura, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM), a verba arrecada foi utilizada para a compra de materiais para as oficinas e a venda do último Brechó foi revertida para uma mulher vítima de câncer.
Quem quiser colaborar com a Ciranda pode seguir o projeto no Instagram @cirandadasmanas e procurar as organizadoras por mensagem privada, lá é possível obter informações para fazer doações de roupas e acessórios que serão utilizados no próximo Brechó. Toda verba é revertida para promoção de oficinas e atividades da Ciranda das Manas.
Divulgação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem