Tuvalu: um dos menores países do mundo ameaçado pelas mudanças climáticas


Tuvalu é um pequeno país insular localizado na Oceania, no oceano Pacífico, entre a Austrália e o Havaí. Ele é considerado um dos menores e menos populosos países do mundo, tanto em área quanto em número de habitantes.

O país é formado por nove ilhas e atóis de coral, com uma área total de cerca de 26 km². A população gira em torno de 11 mil habitantes, que vivem principalmente da pesca, da agricultura de subsistência e de empregos ligados ao governo.

Um dos aspectos mais marcantes de Tuvalu é sua baixa altitude: a maior parte do território fica a menos de 5 metros acima do nível do mar. Por causa disso, o país é extremamente vulnerável às mudanças climáticas e ao aumento do nível dos oceanos. Enchentes, erosão costeira e a salinização da água doce já afetam a vida da população.

Tuvalu emite uma quantidade quase insignificante de gases poluentes, mas sofre fortemente as consequências do aquecimento global causado principalmente por países industrializados. Por esse motivo, o país se tornou um símbolo mundial da luta contra as mudanças climáticas, com seus líderes frequentemente fazendo apelos em conferências internacionais.

A capital de Tuvalu é Funafuti, onde se concentra a maior parte da população e das atividades econômicas. O país conquistou sua independência do Reino Unido em 1978 e é membro da Organização das Nações Unidas (ONU).

Apesar de pequeno, Tuvalu tem grande importância global por representar o alerta de que nações inteiras podem desaparecer se medidas eficazes contra as mudanças climáticas não forem adotadas.

Por Comunicação em Ação
Foto:Reprodução

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem