O novo modelo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já começou a transformar a rotina dos brasileiros. Desde o lançamento do programa CNH do Brasil, na última terça-feira (9), o aplicativo oficial alcançou a marca de 7,4 milhões de acessos, demonstrando o alto interesse da população pela modernização do processo.
Segundo o Ministério dos Transportes, todos os estados e o Distrito Federal já registraram movimentação na plataforma. São Paulo lidera o volume de acessos, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Além disso, mais de 270 mil candidatos já iniciaram o curso teórico gratuito, uma das principais novidades do programa.
Acesso digital e curso gratuito ampliam inclusão
Com a mudança, o cidadão pode abrir o requerimento da CNH diretamente pelo celular e realizar todo o curso teórico de forma gratuita, disponibilizado pelo Ministério dos Transportes.
As aulas são oferecidas em diversos formatos, textos, vídeos, podcasts, simulados e banco de questões, permitindo que o candidato se prepare no próprio ritmo até a realização da prova teórica no Detran. O aplicativo também reúne todas as etapas do processo até os exames presenciais, tornando o acompanhamento mais simples e acessível.
Modernização reduz custos e combate desigualdades
Um dos pilares do programa é democratizar o acesso à habilitação, especialmente entre pessoas que não tinham condições de arcar com os valores cobrados. A iniciativa pode reduzir até 80% do custo total para tirar a CNH que, em alguns estados, chega a R$ 5 mil.
Entre as medidas que ajudam na economia estão:
•Curso teórico totalmente gratuito
•Descontos de até 40% nos exames médico e psicotécnico
•Eliminação da necessidade da CNH impressa, com validade apenas digital
•Renovação automática para bons condutores que não têm infrações registradas
Um país com milhões sem habilitação
Os números revelam o desafio histórico: segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação, enquanto outros 30 milhões têm idade para tirar a CNH, mas não iniciam o processo devido aos custos e à burocracia.
A forte procura pelo novo modelo confirma a necessidade de mudanças estruturais. Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, os dados mostram que o sistema anterior era limitador.
“O programa vem atender às necessidades daqueles que mais precisam. Ter a carteira de habilitação é cidadania, autonomia e também a chance de ter melhores condições de vida”, afirmou.
Um novo ciclo para a formação de condutores
Com o uso intensivo da tecnologia e a eliminação de barreiras financeiras, o programa CNH do Brasil inaugura um novo ciclo na formação de condutores. A proposta não apenas facilita o acesso ao documento, mas fortalece a educação no trânsito, amplia oportunidades e aproxima milhões de brasileiros de um direito historicamente distante.
A rápida adesão ao aplicativo mostra que o país está pronto para um modelo mais moderno, inclusivo e eficiente e que a CNH digital pode ser um divisor de águas na mobilidade e na cidadania.
Por Comunicação em Ação | com informações do Ministério dos Transportes
Foto:Reprodução
Tags:
🇧🇷BRASIL





