A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA), promoveu uma série de ações alusivas ao Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro. O projeto, realizado em parceria com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Norte e Agreste Baiano (Codes), focou em atividades de preservação e educação ambiental, com o plantio de 150 mudas em regiões ribeirinhas e quilombolas.
“Fizemos ações de plantios, distribuição de mudas, mapeamento de áreas sensíveis e de educação ambiental. Hoje, na creche, por exemplo, o objetivo é incentivar a comunidade a preservar a natureza, plantar e fazer tudo de bom que a natureza pode receber da gente”, explica a bióloga Giovana Oliveira, da SDRA.
As mudas foram plantadas em diversas comunidades como a Associação da Conceição, Riacho da Guia; Cangula e Oiteiro, em Boa União; Catuzinho, Buri e na Creche Baixa da Candeia. A média foi de 30 mudas por local. Além da doação e do plantio, as equipes realizaram o mapeamento de áreas que necessitam de mais arborização. “Estamos conversando com as associações para poder fazer um trabalho contínuo durante todo o ano”, afirma a bióloga.
Giovana destaca o papel crucial das árvores no equilíbrio hídrico e climático da cidade. “A árvore permite que a água da chuva encontre o subsolo para que ela consiga emergir em formato de rio, trazendo o ciclo correto da água e chuvas agradáveis. Fora que as árvores produzem oxigênio, regulam a temperatura, fazem sombra e atraem pássaros e insetos importantíssimos para o meio ambiente”.
A ação na Creche Municipal da Baixa da Candeia teve um forte impacto nas famílias. Eisiane Keila Freitas, mãe de Ketlen Julie, aluna do G4, emocionou-se com a iniciativa. “Essa ação de distribuição de árvore para o futuro é muito importante. Eu venho da roça, fui criada na natureza e tenho a consciência de que essa é a maior riqueza que a gente pode deixar para os nossos filhos. E, na infância, é algo surreal poder criar memórias afetivas, principalmente porque ela ama muito a natureza, é apaixonada pelas árvores e pelas flores. É muito incrível. Vamos plantar juntas”, diz Eisiane.
A empresa Ferbasa foi parceira do projeto e doou 200 mudas, distribuídas entre municípios como Entre Rios, Aramari e Cardeal da Silva, potencializando as ações da Semana do Rio em toda a região. A SDRA informou que já mantém outros projetos de revitalização, em parceria com a empresa, focados nos rios Subaúna, Catu e Ouriçangas.








