Agentes comunitários de saúde participam de curso sobre combate a arboviroses


A Diretoria de Atenção Básica (Adab), da Secretaria de Saúde de Alagoinhas, realizou um curso sobre o combate a  arboviroses para agentes comunitários de saúde, em parceria com a Escola de Saúde Publica da Bahia. A formação ocorreu entre os dias 24 e 27 de novembro, com objetivo de qualificar os profissionais para o enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Os agentes comunitários de saúde receberam informações sobre a epidemiologia das doenças, medidas de prevenção e controle, além de estratégias de vigilância e resposta a surtos. “A qualificação profissional é fundamental para que os agentes possam identificar e intervir de forma eficaz nos casos de arboviroses, contribuindo para a redução da incidência dessas doenças na população”, diz Gabriela Aragão, apoiadora da Atenção Básica.

Em parceria com a Vigilância em Saúde, foi apresentado o plano de contingência das arboviroses, documento que delimita a atuação do município por meio de suas secretarias em casos de risco aumentado para as arboviroses, estabelecendo níveis e eixos de atuação, de maneira integrada e intersetorial.

A apresentação do plano foi realizada pelo gerente de endemias, João Teixeira, que tratou da rotina de campo dos agentes de combate às endemias. João enfatizou que “o trabalho conjunto entre Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias é de extrema importância e preconizado pelo Ministério da Saúde, na medida em que Atenção Primária e Vigilância se complementam, respectivamente por meio da assistência à saúde e do controle vetorial”.

De acordo com Gabriela, os benefícios da qualificação profissional incluem melhoria na identificação e notificação de casos de arboviroses, aumento da eficácia das ações de prevenção e controle, redução da incidência de doenças transmitidas por mosquitos, fortalecimento da vigilância epidemiológica e melhoria na resposta a surtos e epidemias

“Com essa qualificação, os agentes comunitários de saúde de Alagoinhas-BA estarão mais preparados para enfrentar os desafios das arboviroses e proteger a saúde da população”, completa a apoiadora da Adab.

Fotos: Divulgação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem