A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), através da Diretoria de Inclusão, realiza nesta quinta-feira, 21, na Pastoral do Menor, o 2º Encontro de Formação de Profissionais de Apoio da Educação Inclusiva. A iniciativa visa o nivelamento de informações técnicas envolvendo a equipe de profissionais que atuam dentro das salas de aula, respaldando a equipe pedagógica e oferecendo o reforço necessário que facilitará o aprendizado de crianças e adolescentes da Rede Municipal de Educação.
“Hoje é dia de qualificação e fortalecimento. Estamos realizando a formação dos Profissionais de Apoio da Educação Inclusiva. Trata-se de um momento essencial para aprimorar o trabalho desses profissionais que são fundamentais para o sucesso dos nossos estudantes. Com a formação continuada, reforçamos nosso compromisso com uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade para todos”, analisa a secretária da Seduc, Rita Bastos.
Segundo a gerente de Inclusão da Seduc, Isis Carolina Rodrigues, é necessário que os profissionais da educação mudem a visão sobre como lidar com uma pessoa com deficiência. “Eu digo sempre que é impossível que a pessoa com deficiência se adapte à nossa realidade, pois já é uma realidade difícil para a gente. Nós é que temos que nos adaptar. Adaptar o ambiente, os conteúdos, a nossa visão, para que a pessoa com deficiência não tenha apenas o acesso, mas que, através da nossa atitude e dessas adaptações, possamos garantir a permanência dela. A inclusão acontece com o movimento. E esse movimento não é apenas abrir a porta, mas garantir a permanência”, enfatiza.
No decorrer do encontro, o gerente educacional de Povos e Comunidades Tradicionais da Seduc, Heitor Rocha Gomes, apresentou detalhes da estrutura da Diretoria de Inclusão como forma de integrar os profissionais de apoio ao cotidiano da Seduc e das salas de aula, reiterando o papel primordial desses profissionais na vida dos estudantes.
“A ideia é que esses profissionais se sintam representados na Seduc, e que a Seduc sinta que nós estamos dentro das escolas. É importante que os profissionais apoiadores conheçam a estrutura, seus papéis e funções. É necessário que saibam que, dentro da escola, ninguém vai fazer o papel deles no tocante à promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva, acolhedora e equitativa, valorizando a diversidade em todas as suas formas”, explica Heitor, que complementa sua análise enaltecendo a criação da Diretoria de Inclusão da Seduc de Alagoinhas.
“Essa diretoria está nascendo exatamente neste ano, e pretendemos que nossas ações se tornem referência em uma educação verdadeiramente inclusiva. Vamos trabalhar respeitando a diversidade e as diferenças, promovendo o acesso à educação de qualidade para os nossos estudantes”, pontua o gerente educacional.
Segundo Maria Roseli Lo Chaves, que atua como profissional de apoio em sala de aula da Rede Municipal de Educação, a presença desses profissionais é fundamental. “A primeira formação foi muito importante porque nós conhecemos nossos direitos e deveres. Discutimos onde, dentro da sala de aula, o profissional de apoio deve estar, a relação com os professores, com os alunos e seus familiares. Durante essa segunda formação discutimos o nosso papel dentro da escola, no contato direto com os alunos”, conclui.
Isis Carolina Rodrigues
Maria Roseli Lo Chaves
Heitor Rocha Gomes