O município de Alagoinhas oferece à população um importante aliado no combate e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): o Serviço de Atendimento Especializado e o Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Instalado há 20 anos na cidade, o serviço é referência para 18 municípios da macrorregião e realiza, em média, 1.250 atendimentos mensais.
Com uma estrutura completa, o CTA realiza testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Os exames são gratuitos, seguros e sigilosos, com resultado disponível em apenas 15 minutos. Os usuários do serviço recebem ainda aconselhamento pré e pós-teste, promovendo o cuidado integral e a escuta acolhedora.
Além da testagem, o CTA também disponibiliza o atendimento para a PEP sexual – quimioprofilaxia pós-exposição – indicada em casos de exposição ao vírus HIV, como acidentes com material biológico ou violência sexual. Já a PrEP, ou quimioprofilaxia pré-exposição, também é oferecida como forma de prevenção contínua à infecção pelo HIV.
Como parte de suas ações regulares, a equipe do CTA também realiza atividades educativas e preventivas, com distribuição de insumos como preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante.
“Além do conhecimento técnico, para atuar no serviço é necessário saber prestar uma assistência humanizada e sempre deixar claro para o usuário o compromisso com o sigilo e com a confidencialidade, pois trata-se de agravos bastante estigmatizados pela sociedade”, afirma Sheilla Pereira, enfermeira do SAE/CTA desde o início de seu funcionamento.
Acompanhamento pós-diagnóstico
Para as pessoas que recebem diagnóstico positivo para ISTs, HIV/AIDS ou hepatites virais, o SAE oferece acompanhamento contínuo por uma equipe multiprofissional. O serviço conta com médico infectologista, enfermeiro, assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem e atendente de farmácia, garantindo cuidado integral e humanizado.
Coordenando o SAE/CTA em Alagoinhas, a enfermeira Sheilla Pereira destaca a importância do trabalho que é realizado diariamente. Nosso trabalho é desafiador, mas extremamente gratificante. Lidamos com questões delicadas e conseguimos fazer a diferença na vida das pessoas. Trabalhar com prevenção, diagnóstico e acompanhamento é plantar esperança todos os dias”, comenta a enfermeira.
Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Claudine Ramos, o serviço é um dos pilares da política de atenção básica e especializada à saúde sexual no município.
“Oferecemos um serviço de qualidade, com sigilo e humanização, que garante um cuidado de saúde a todos os munícipes de Alagoinhas”, afirma.
O SAE/CTA está disponível para toda a população de forma gratuita, e o atendimento pode ser buscado de forma espontânea.
Endereço: rua Maria Feijó, 192, em frente ao Colégio Cetep e vizinho à clínica Sermec.
Funcionamento: de segunda à sexta, das 7h30 às 16h.
Contato: (75) 98134-8369 – WhatsApp