Conhecida como a capital do Litoral Norte e Agreste da Bahia, Alagoinhas é a primeira cidade do Nordeste brasileiro onde o cidadão pode quitar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) por meio de uma multiplataforma digital que permite o pagamento via PIX com QR Code dinâmico, Débito Direto Autorizado (DDA) ou código de barras tradicional. A solução tecnológica estará disponível para os contribuintes a partir da próxima quarta-feira, 3 de setembro, quando o município inicia a campanha de arrecadação 2025.
A iniciativa do IPTU Digital permite que o contribuinte realize os pagamentos no conforto de casa, sem a necessidade de estar com um boleto em mãos. As transações podem ser feitas em qualquer banco, carteira digital ou fintech, o que amplia as opções de pagamento e elimina burocracias. Segundo o secretário municipal da Fazenda, Antônio Lins, a mudança representa um marco no investimento em inovação para facilitar a vida dos cidadãos.
“A partir deste ano, mesmo que não tenha o boleto, o cidadão não precisará mais sair para imprimir o documento ou procurar um ponto de atendimento. Ele terá todas as informações na palma da mão, no aplicativo de qualquer instituição bancária. Além disso, os bancos também poderão enviar avisos sobre prazos de vencimento do tributo. Não há nenhuma cidade na região que oferte este serviço”, enfatiza Lins.
O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, destaca que, além de tornar o processo mais prático, rápido, confortável e cômodo para o contribuinte, o IPTU digital é uma importante iniciativa sob o ponto de vista da sustentabilidade. “Ao adotarmos essa tecnologia, reduzimos o uso de papel, evitamos o desperdício e ajudamos a preservar o meio ambiente. Além disso, tornamos os processos mais ágeis, acessíveis, e promovemos uma gestão mais eficiente. É a partir de medidas como essa que nós estamos construindo uma cidade mais moderna, consciente e comprometida com a sustentabilidade”, comenta.
Descontos
Este ano, o Município vai oferecer um desconto 13% no pagamento do IPTU à vista, e de 3% em até quatro parcelas. “A Prefeitura respeita o contribuinte, por isso, a redução nos custos com impressão e distribuição de boletos será revertida em desconto, mesmo para quem paga parcelado”, afirma Antônio Lins.
Mais benefícios
Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Alagoinhas e a uGet, empresa especializada em soluções de tecnologia, automação e inteligência formada por uma equipe com mais de 13 anos de experiência em setores como indústria, varejo, serviços, alimentação e governo, a plataforma denominada Bolepix DDA também permite a atualização automática de valores, e os descontos, juros ou multas são aplicados em tempo real, sem a necessidade de reemissão de guias vencidas. Além disso, os contribuintes podem optar por receber as guias diretamente por e-mail, o que reduz atrasos e facilita a organização das obrigações fiscais.
“Importante destacar que o IPTU agora é uma cobrança registrada pela empresa Repasses financeiros do Bradesco“, acrescenta Antônio Lins.
Os contribuintes que tiverem dificuldade para fazer o pagamento digital do IPTU, podem procurar as equipes da Secretaria da Fazenda, no Centro Municipal de Atendimento ao Contribuinte (CMAC), localizado no Shopping Laguna (Rua Dr. Dantas Bião, 748, bairro Alagoinhas Velha).