Caravana do CrediBahia chega a Alagoinhas para fortalecer microcrédito e economia solidária


A Caravana do CrediBahia chega a Alagoinhas nesta terça-feira, 12, reunindo gestores públicos municipais, agentes de crédito, empreendedores e representantes da sociedade civil organizada de 28 municípios das regiões Litoral Norte e Agreste Baiano, Semiárido Nordeste II e Metropolitana/Salvador. O evento, realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Governo do Estado da Bahia, conta com a colaboração da Prefeitura de Alagoinhas e marca o quarto encontro desta iniciativa, que vem percorrendo diversos municípios baianos.

O CrediBahia é um programa estadual de microcrédito voltado para apoiar empreendedores formais e informais que desejam iniciar, ampliar ou modernizar seus negócios. Por meio de parcerias com prefeituras, o programa oferece crédito com condições facilitadas, aliado à orientação técnica, visando estimular o desenvolvimento econômico local e a geração de emprego e renda.

A programação em Alagoinhas, incluiu palestra do superintendente de Economia Solidária da Setre, Wenceslau Júnior, abordando o tema economia solidária e gestão de crédito, além da apresentação de um caso de sucesso no uso do programa e de oficina de planejamento com agentes de crédito e supervisores do CrediBahia.

De acordo com José Paulo Crisóstomo, coordenador de Microcrédito e Finanças Solidária da Setre, a caravana tem como propósito fortalecer o empreendedorismo e a economia solidária nos municípios, aproximando a gestão municipal do programa e aprimorando o trabalho dos agentes de crédito. “À medida que ampliamos o número de recursos e ampliamos a economia solidária com os empreendedores, consequentemente esse público gera mais oportunidade de trabalho, mais renda, mais emprego; e o desenvolvimento vem junto”, afirma.

CrediBahia em Alagoinhas

Em Alagoinhas, o microcrédito vem registrando crescimento expressivo. Até a metade deste ano, o valor ofertado já iguala todo o montante concedido em 2024, e no mês de julho o município conquistou a 5ª posição no Estado em número de contratos firmados. A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego é alcançar R$ 500 mil em crédito até dezembro.

Para o secretário Deraldo Carlos, esse avanço reflete o potencial do empreendedor local e a importância do programa para a economia municipal: “O microcrédito é uma ferramenta estratégica para impulsionar pequenos negócios e, consequentemente, movimentar a economia. Nossa meta é aumentar o valor oferecido aos empreendedores de Alagoinhas, dando mais condições para que eles invistam e cresçam”, afirma.

Entre as histórias de sucesso está a de Michelle Almeida, que comercializa roupas e acessórios. Em 2023, ela contratou um empréstimo de R$ 9 mil pelo CrediBahia e viu seu faturamento crescer significativamente. “Usei o dinheiro para comprar mais produtos para revenda e tive um retorno muito bom. As parcelas ficaram baixinhas e consegui pagar com facilidade”, conta Michelle.

Fotos: Robert Fonseca/Secom/Alagoinhas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem