Alagoinhas será representada no Campeonato Redbull Paranauê, evento considerado um dos mais importantes eventos de capoeira no mundo, que será realizado em Salvador, no dia 23 de agosto. As capoeiristas Brenda Alves, conhecida como Borrachinha, e Radija Mendes, cujo apelido é Aranha, participarão dessa edição levando a tradição de Alagoinhas nessa arte que mistura luta, dança, música.
A competição internacional de capoeira reunirá 16 capoeiristas, oito atletas femininas, sendo duas dessas as representantes alagoinhenses. “Eu participei da seletiva no ano passado, mas não consegui a classificação. Esse ano fui indicada por alguns mestres da Bahia. A expectativa é de um resultado bom, mas só de estar lá já vale”, conta Brenda.
Praticante de capoeira há 14 anos, Borrachinha faz parte do Grupo Cordão de Ouro, do mestre Papel. Ela conta que a prática faz parte do seu estilo de vida. “Eu fui incentivada pela minha prima. Ela já fazia capoeira e me chamou para fazer uma aula experimental, fui e não parei mais. A capoeira é fora do comum, é meu lugar de paz. A prática da capoeira me levou a ser o que sou hoje”, diz.
Já Radija está na modalidade há 12 anos, no Grupo Expansionismo do mestre Alfinete. Ela conta que começou despretensiosamente, mas hoje não vê a vida sem a capoeira. “Minha mãe fazia o Ensino para Jovens e Adolescentes (EJA) e eu ficava ao lado brincando. Quis fazer uma aula experimental e fiquei até hoje. A gente vem treinando para isso. Quando fomos selecionados para estar na Red Bull deu um grande estímulo. A expectativa é muito boa de que a gente vai dar o nosso melhor. Estar ali já é uma grande vitória”, afirma.
No Red Bull Paranauê, os capoeiristas vão se reunir na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, A disputa segue em formato eliminatório nas categorias masculina e feminina.
Incentivo
A Prefeitura de Alagoinhas tem fortalecido o apoio à prática da capoeira no município, reconhecendo a sua importância como expressão da cultura popular brasileira e como ferramenta de inclusão social e educativa. Além de apoiar grupos e eventos, a gestão municipal está construindo o projeto de implantação da capoeira nas escolas da rede pública de ensino, a partir da lei municipal de autoria da vereadora Juci Cardoso.
A iniciativa prevê a inserção da capoeira na matriz curricular antirracista, ampliando o acesso dos estudantes a uma prática que reúne elementos de luta, dança, música e história. “A capoeira tem vários benefícios, contribui para o fortalecimento da cultura, do aprendizado e do desenvolvimento cognitivo”, destaca a vereadora.
A Prefeitura também destina recursos, provenientes de emenda parlamentar da vereadora Juci Cardoso, para apoiar a realização dos eventos de graduação na capoeira e para o fortalecimento e manutenção dos grupos de capoeira em várias comunidades da cidade.
“Alagoinhas tem um protagonismo nacional e vive um crescimento expressivo na capoeira. Nós temos grandes grupos e grandes mestres. Inclusive, fundadores da capoeira no Brasil e no mundo são de Alagoinhas, como mestre Zé de Freitas, mestre Jogo de Dentro e mestre Brasília. Temos, por exemplo, o Festival Alagoinhas Cidade das Águas e da Capoeiragem, que já entrou para o roteiro nacional. Queremos estabelecer em nosso município políticas estruturantes relacionadas à capoeira, não apenas ações assistencialistas”, completa Juci.
Fotos: Roberto Fonseca/Secom- Alagoinhas