O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta segunda-feira (28), a partir das 11h, o julgamento se mantém Fernando Collor preso. O ex-presidente está detido desde a última sexta-feira (25). O plenário virtual analisa a decisão do ministro Alexandre de Moraes e a Corte já formou maioria com o placar de seis a zero para que o ex-presidente siga preso. A sessão está prevista para ser encerrada às 23h59.
Os votos pela manutenção da prisão de Collor foram dos ministros Alexandre de Moraes, Flavio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.
O julgamento havia sido interrompido no último sábado (26) após o ministro Gilmar Mendes retirar um pedido de destaque, que é, na verdade, uma solicitação para que o caso fosse analisado de forma presencial pelos ministros. Além de Gilmar, Luiz Fux, Nunes Marques e André Mendonça ainda não votaram no sistema eletrônico da Corte. A expectativa é que abra divergência sobre o caso.
Fernando Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão, em regime fechado, por corrupção e lavagem de dinheiro pelo Supremo. As investigações apontam que o ex-presidente participou de um esquema de propina em contratos da BR Distribuidora, atual Vibra. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), ele recebeu R$ 26 milhões entre 2010 e 2014 por ter “intermediado” os acordos. A defesa nega irregularidades e afirmou que vai recorrer da decisão.
Do Bahia.ba
Foto: Agência Brasil
Tags:
POLÍTICA