Valor supera os gastos de toda a gestão Bolsonaro, que totalizou R$ 280 milhões
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destinou mais de R$ 300 milhões ao Grupo Globo em publicidade oficial entre 2023 e 2024, ultrapassando o valor repassado ao conglomerado durante os quatro anos da gestão de Jair Bolsonaro (PL), que somou R$ 280 milhões no mesmo período.
Os dados são da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, que monitora os gastos com campanhas institucionais. Em janeiro de 2025, a plataforma indicava R$ 278 milhões, mas a cifra foi atualizada no sábado (8), ultrapassando a marca dos R$ 300 milhões.
Distribuição dos investimentos por plataforma
A maior parte do montante foi destinada à TV aberta, que recebeu R$ 288 milhões entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024. As demais plataformas do Grupo Globo receberam os seguintes valores:Internet – R$ 11 milhões
TV por assinatura – R$ 9 milhões
Rádio – R$ 8 milhões
Jornais – R$ 1 milhão
Revistas – Menos de R$ 300 mil
O governo justifica os repasses como necessários para divulgar campanhas institucionais, incluindo ações de vacinação e programas sociais.
Mudança na Secom e novos investimentos em publicidade
Desde janeiro de 2025, a Secretaria de Comunicação Social passou a ser comandada pelo marqueteiro Sidônio Palmeira, substituindo Paulo Pimenta. Até o momento, os valores gastos com publicidade em 2025 ainda não foram divulgados no sistema oficial.
A atualização dos repasses reacende o debate sobre a relação entre o governo e o Grupo Globo, especialmente diante de questionamentos sobre a priorização de investimentos públicos em determinados veículos de comunicação.
A maior parte do montante foi destinada à TV aberta, que recebeu R$ 288 milhões entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024. As demais plataformas do Grupo Globo receberam os seguintes valores:Internet – R$ 11 milhões
TV por assinatura – R$ 9 milhões
Rádio – R$ 8 milhões
Jornais – R$ 1 milhão
Revistas – Menos de R$ 300 mil
O governo justifica os repasses como necessários para divulgar campanhas institucionais, incluindo ações de vacinação e programas sociais.
Mudança na Secom e novos investimentos em publicidade
Desde janeiro de 2025, a Secretaria de Comunicação Social passou a ser comandada pelo marqueteiro Sidônio Palmeira, substituindo Paulo Pimenta. Até o momento, os valores gastos com publicidade em 2025 ainda não foram divulgados no sistema oficial.
A atualização dos repasses reacende o debate sobre a relação entre o governo e o Grupo Globo, especialmente diante de questionamentos sobre a priorização de investimentos públicos em determinados veículos de comunicação.
Do Contra Fatos
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POLÍTICA