Coelba realiza operação para retirada de cabos irregulares em Salvador e no interior

Foto: Coelba/assessoria

 

A operação “Rede Legal”, uma ação voltada para combater a ocupação irregular de postes por empresas de telefonia e internet, foi iniciada pela Neoenergia Coelba nesta segunda-feira (9).

Mais de 50 profissionais estão mobilizados em Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Camaçari, Ilhéus e Barreiras, com foco na regularização de contratos e na remoção de cabos e equipamentos instalados sem autorização. As ações se estendem até sexta-feira (13).

As cidades onde a operação está sendo realizada têm alta incidência de irregularidades. Segundo Rodrigo Almeida, gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba, cerca de 91% das operadoras baianas descumprem as leis.

“Estimamos que 91% das empresas da Bahia estão irregulares e para mudar este cenário desenvolvemos a Operação Rede Legal. Os postes são compartilhados com as empresas de telefonia e internet por meio de contratos que definem os critérios de utilização das estruturas. Estes contratos buscam garantir que os equipamentos sigam as normas técnicas e de segurança, evitando situações como o emaranhado de fios ou chamas em cabos,”, explicou Rodrigo Almeida, gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba.

A ação busca reduzir os riscos causados por instalações inadequadas e reforçar a segurança das estruturas, frequentemente afetadas pela falta de manutenção das operadoras. Técnicos e eletricistas estão atuando nos seis municípios para corrigir as irregularidades e promover o ordenamento da rede elétrica compartilhada.

Além de exigir a regularização, a operação intensifica a retirada de cabos irregulares, uma tarefa que, segundo a concessionária, deveria ser responsabilidade das próprias operadoras, conforme determinações da Aneel, Anatel e ANP. Em 2024, a Neoenergia Coelba já removeu mais de 310 toneladas de cabos no estado.

Do Bahia.ba 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem