
O setor de meios de pagamentos no Brasil agora oferecerá aos clientes a opção de parcelar o saldo total do cartão de crédito. A medida permitirá que consumidores dividam em parcelas suas dívidas atuais e futuras do cartão de crédito.
A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (9) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A partir de agora, será possível refinanciar o saldo total da dívida do cartão, abrangendo valores em aberto, a vencer ou vencidos, financiamentos de operações de crédito e compras parceladas (com ou sem juros), em prestações iguais e fixas.
Segundo a Febraban, essa modalidade permitirá maior previsibilidade nos pagamentos futuros, auxiliando o consumidor a evitar novos atrasos por meio do refinanciamento do saldo total.
Como funciona: O cliente solicita o parcelamento do saldo total ao emissor do cartão; o emissor estabelece as condições, como taxa de juros e prazos; o cliente aceita e autoriza o parcelamento, a dívida é consolidada em parcelas mensais fixas; o cliente realiza os pagamentos conforme o prazo acordado.
De acordo com a Febraban, a iniciativa busca atender consumidores que enfrentam dificuldades para pagar integralmente suas faturas no vencimento. Muitos desses clientes recorrem ao crédito rotativo (limitado a 30 dias) ou ao parcelamento do saldo restante, o que pode resultar no acúmulo de dívidas. A nova opção permitirá unificar todo o saldo do cartão em parcelas fixas, reduzindo a necessidade de novos parcelamentos.
A renegociação do saldo total será realizada diretamente com os emissores do cartão, sendo uma escolha totalmente opcional para o cliente. Caso o consumidor opte por não aderir ao novo produto, as modalidades atuais de parcelamento e crédito rotativo permanecerão disponíveis.
Do Bahia.ba