O mês de agosto é marcado por comemorações conectadas ao orixá Obaluaê (Azoany), e com ele chega à sua 26° edição na sexta-feira (16), um evento religioso que homenagea a entidade e os santos católicos São Roque e São Lázaro, reunindo adeptos de religiões africanas, simpatizantes e turistas de todo o mundo.
As comemorações iniciaram na manhã desta terça-feira (13) com uma exposição fotográfica "Azoany em Fotos",a exposição apresenta “Retratos da Caminhada Azoany: Uma Jornada Visual”. Idealizada por Lázaro Roberto, a mostra reúne 30 anos de acervo da caminhada Azoany e da cultura afro-brasileira. Para acessar a obra basta ir até a sede Zumvi Arquivo Fotográfico, Rua Gregório de Mattos, 29, Pelourinho. O local funciona de terça a sábado, das 10h às 18h.
A concentração da caminhada de sexta-feira, aconteceu às 13h na Sede da Associação Comunitária Alzira do Conforto, Rua Das Laranjeiras, 14, Pelourinho. O cortejo irá em direção à Igreja de São Lázaro e São Roque, na Federação. Durante o trajeto de seis quilômetros, os fiéis serão guiados por cânticos e louvações ao som de atabaques e agogôs, carregando balaios de pipocas, ramos e buquês de flores.
Do Bahia Noticias