Ciclone que se formou no Sudeste deve ganhar força e avançar para Sul do Brasil

Foto:Reprodução 

ciclone que se formou no Sudeste deve ganhar força e avançar para o Sul do Brasil nos próximos dias. A Marinha do Brasil havia emitido um alerta na última sexta-feira (16) de que o sistema meteorológico estava em alto-mar, a cerca de 270 km de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e poderia causar ventos de até 75 km/h e ondas de quatro metros no seu entorno.

Na costa sudeste do Brasil, o ciclone subtropical se tornou tropical. Agora, ele se desloca para a região Sul do país. A formação deste sistema metereológico é considerada atípica.

A mudança para tropical não significa aumento na intensidade e, sim, que as características de baixa pressão se alteraram. De acordo com o MetSul Meteorologia, o ciclone deve ganhar força e se transformar em uma tempestade.

Na sexta-feira, a Defesa Civil de Santa Catarina e a Sala de Situação do Rio Grande do Sul (SEMA) informaram que estavam monitorando a evolução do fenômeno.

Caso, de fato, a intensidade aumente, a tempestade será batizada de Akará, uma espécie de peixe na língua Tupi. O último ciclone nomeado na costa brasileira foi o Yakecan, em maio de 2022.

O fenômeno deve se aproximar do litoral catarinense entre este domingo (18) e segunda-feira (19). Segundo as previsões, o sistema deve perder força em mar aberto entre a terça-feira (20) e a quinta-feira (22), quando chegará no litoral do Rio Grande do Sul.

Apesar da intensidade, os meteorologistas apontam que os ventos não devem causar grandes impactos no continente.

Da CNN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem