![]() |
Foto:Reprodução |
Receber o abono salarial através do PIS é uma das formas que ajuda o trabalhador no dia a dia. Com foco para os os trabalhadores com salários mais baixos, esses podem receber o Seguro Desemprego e o abono salarial propriamente dito. Para verificar se você tem direito ao PIS e descobrir se há algum valor para receber, a Caixa Econômica Federal disponibiliza diversos canais simples para isso.
Uma maneira é através do aplicativo Caixa TEM, onde você encontrará uma seção específica para o abono e para conferir o extrato do PIS. Além disso, o aplicativo Caixa Trabalhador também oferece essas informações, incluindo o saldo do abono. Além disso, é importante ter ciência que parte dos valores são repassados para financiar projetos do BNDES.
Outra forma de consultar o valor do PIS e sacá-lo é através do Atendimento Caixa Cidadão pelo número 0800 726 0207. Basta informar alguns dados pedidos e ter noção dos valores disponíveis. Por fim, você ainda pode consultar o PIS pelo seu CPF em plataformas como Meu INSS, FGTS, Carteira de Trabalho Digital, Caixa TEM e App Caixa Trabalhador.
Vale lembrar que apenas aqueles que já atuaram sob o regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) tem direito ao recolhimento do imposto que lhe é direito. As quantias repassadas formam o formam o FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Prazo para saque do PIS acabou!
Se não era do seu conhecimento, o prazo para o saque do PIS/PASEP acabou no último sábado (5). Segundo a Caixa, 10,4 milhões de pessoas tinham recursos a serem retirados. Porém, de acordo com a instituição financeira, o dinheiro não sacado pelos beneficiários será destinado para o Tesouro Nacional e será preciso um recurso administrativo para sacar o benefício.
A solicitação pode ser feita em até cinco anos para a retirada. O procedimento correto será promulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.