A partir de agosto, os aposentados e pensionistas do INSS terão acesso a um grande benefício oferecido pelo governo
Nesta sexta-feira (14), Márcio França (PSB), ministro dos Portos e Aeroportos, anunciou que os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão os primeiros beneficiados com o programa Voa Brasil, que oferecerá passagens aéreas por até R$ 200,00.
O Voa Brasil terá início em agosto com o objetivo de vender 5% dos assentos ociosos, ou seja, sem passageiros, nos voos domésticos. Além disso, França afirmou à Folha de S. Paulo que o governo negocia com os aeroportos a criação de um sistema de cashback para taxas de embarque para incentivar os participantes do programa.
Voa Brasil para aposentados e pensionistas do INSS
De acordo com Márcio França, cada pessoa poderá comprar quatro passagens por ano, sendo que até o momento, aceitaram participar do programa as companhias Azul, Gol e Latam. Além disso, um sistema de verificação por CPF será criado para a venda de bilhetes por meio do programa.
Segundo o ministro, o programa tem capacidade de emitir 1,5 milhões de passagens por mês, porém a liberação acontecerá gradualmente, pois é preciso preparar os aeroportos para isso. Embora tenham confirmado a participação no programa, as companhias afirmaram que só irão disponibilizar as passagens em períodos de baixa temporada, como de março a maio e entre agosto e novembro.
Investimento público
No entanto, segundo França, o programa Voa Brasil não contará com investimento público e contemplará as pessoas que não possuem o hábito de viajar de avião. O ministro também afirmou que a proposta trará diversos benefícios para o setor da aviação, como a criação de voos, especialmente para os locais que não há muita concorrência atualmente.
Na ocasião, França também deu detalhes acerca da readequação do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, que deverá receber menos de 10 milhões de passageiros por ano com o objetivo de aumentar o fluxo de pessoas no Galeão, também no Rio.
Do Seu Crédito Digital