Educação, Equidade, Liderança, processos de aprendizagem e experiências exitosas foram temas do 1º encontro do Programa de Formação de Lideranças Educacionais


Formar gestores escolares, técnicos da Secretaria e secretários de educação com o objetivo de fortalecer o compromisso e a capacidade em promover aprendizagem e desenvolvimento integral com qualidade e equidade em suas redes e escolas, foi o objetivo do 1º encontro presencial do Programa de Formação de Lideranças Educacionais. O referido Programa é resultado da parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (SEDUC) e o Centro Lemann.

O prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, que esteve presente durante o evento, destacou o desenvolvimento que a Rede Pública de Ensino da cidade tem, desde o início do seu mandato. “Tenho interesse muito grande com o desenvolvimento da educação pública municipal. Então, faço questão de participar de todas as ações que são referentes à educação. Essa é uma iniciativa que traz um diferencial para os nossos gestores e técnicos da Seduc e é importante porque nunca houve movimento semelhante a este. Aqui, os gestores estão em contato direto com outros profissionais fazendo trocas de experiências, o que será somado aos nossos professores e alunos”, explicou o prefeito.

Para o secretário de Educação, Gustavo Carmo, essa parceria é um passo muito importante para a educação. “A parceria com o Centro Lemman é resultado do investimento que a Secretaria Municipal de Educação vem fazendo no sentido de contribuir com a sua formação continuada, na importante missão de articular, mobilizar, incluir e engajar gestoras e técnicos(as) da Seduc, na busca por soluções, promoção de boas práticas e desenvolvimento da liderança com foco na equidade.

Rita Jobin, coordenadora pedagógica do Centro Lemann, afirmou que a presença do poder executivo no programa, faz muita diferença. “É muito importante ter a presença do prefeito e do secretário da rede, pois, a gente vê que com o envolvimento da liderança central e os próprios diretores da escola vem acontecendo, acaba permitindo maior diálogo, escuta dos diferentes níveis, planejamento conjunto. Então a gente acredita muito nessa troca e no planejamento conjunto para resolver os desafio educação no município. Então estes três laços que garante mais coesão e coerência na rede”, concluiu.

Durante os dois dias de formação foram discutidos temas como Educação e Equidade, Projeto de Vida, Matrizes de Competências do Gestor Escolar, práticas e soluções para a construção de escolas e redes eficazes, reflexões sobre os processos de aprendizagem dos estudantes, assim como também foram feitas socialização experiências exitosas na rede.


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