![]() |
Foto: Reprodução |
Em Mata de São João foi realizado um ato simbólico na frente da Prefeitura Municipal em comemoração a esse dia
O Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé é celebrado nesta terça-feira (21) em todo País. Em Mata de São João foi realizado um ato simbólico na frente da Prefeitura Municipal em comemoração a esse dia.
Idealizado pela Ialorixá Cicera Santos, o movimento reuniu alguns candomblecistas da cidade para chamar a atenção do poder público e de toda a comunidade sobre a importância de desenvolver ações voltadas para o combate ao racismo, ao preconceito, às discriminações raciais e, sobretudo, a intolerância religiosa.
“Nós candomblecistas nos sentimos acorrentados com nossa ancestralidade, mas recebemos um presente do presidente Lula que instituiu o dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé e a data não poderia passar em branco. Com a lei 14.519 nós nos sentimos vivos. Não precisamos mais nos esconder. Nos reunimos na Casa da Cultura, e as pessoas que estiveram junto com a gente nesse ato são aquelas que querem mudança no axé de Mata de São João. Não somos demônios, o candomblé é resistência , resiliência, nós somos amor, união, afago. Estamos na luta”, ressalta Cícera.
![]() |
Foto: Reprodução |
O povo de Santo se reuniu na frente da Casa da Cultura, depois seguiu para a Câmara Matense e concluiu o ato na frente da prefeitura.
A Lei Federal 14.519/23, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março, foi sancionada em 6 de janeiro de 2023.
A data coincide com o marco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, anualmente, instalar uma rede intercontinental de conscientização pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial.
A data foi escolhida pela ONU em 1966, em memória das 69 vítimas do massacre de Sharpeville, bairro negro da África do Sul.
Mais Região
Tags:
MUNICÍPIOS