Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé é celebrado em Mata de São João

Foto: Reprodução

Em Mata de São João foi realizado um ato simbólico na frente da Prefeitura Municipal em comemoração a esse dia

O Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé é celebrado nesta terça-feira (21) em todo País. Em Mata de São João foi realizado um ato simbólico na frente da Prefeitura Municipal em comemoração a esse dia.

Idealizado pela Ialorixá Cicera Santos, o movimento reuniu alguns candomblecistas da cidade para chamar a atenção do poder público e de toda a comunidade sobre a importância de desenvolver ações voltadas para o combate ao racismo, ao preconceito, às discriminações raciais e, sobretudo, a intolerância religiosa.

“Nós candomblecistas nos sentimos acorrentados com nossa ancestralidade, mas recebemos um presente do presidente Lula que instituiu o dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé e a data não poderia passar em branco. Com a lei 14.519 nós nos sentimos vivos. Não precisamos mais nos esconder. Nos reunimos na Casa da Cultura, e as pessoas que estiveram junto com a gente nesse ato são aquelas que querem mudança no axé de Mata de São João. Não somos demônios, o candomblé é resistência , resiliência, nós somos amor, união, afago. Estamos na luta”, ressalta Cícera.


Foto: Reprodução

O povo de Santo se reuniu na frente da Casa da Cultura, depois seguiu para a Câmara Matense e concluiu o ato na frente da prefeitura.

A Lei Federal 14.519/23, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março, foi sancionada em 6 de janeiro de 2023.

A data coincide com o marco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, anualmente, instalar uma rede intercontinental de conscientização pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial.

A data foi escolhida pela ONU em 1966, em memória das 69 vítimas do massacre de Sharpeville, bairro negro da África do Sul.

Mais Região

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem