Manchas de óleo voltam a aparecer em praias de Salvador

Manchas de óleo voltam a aparecer em praias de Salvador
Foto: Arquivo Pessoal

Manchas de óleo voltaram a aparecer em algumas praias de Salvador no final de semana. Para o G1, a Empresa de Limpeza Urbana De Salvador (Limpurb) informou que pequenos fragmentos de óleo foram encontrados na última sexta-feira (26) nos trechos de Jaguaribe, Piatã, Farol de Itapuã e Praia do Flamengo. No sábado (27), um morador de Stella Maris encontrou novas manchas na areia.

 

A suspeita é de que as manchas sejam oriundas do material que atingiu a costa brasileira há quase 3 anos e começaram a chegar na Bahia em outubro de 2019. Recentemente fragmentos também foram encontrados em praias de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento (veja aqui).

 

A Limpurb detalhou que foi retirado, nas últimas horas, aproximadamente um quilo do material na orla, quantidade considerada pequena pelo órgão. No domingo (28), não foram encontrados mais resíduos, porém, a empresa segue monitorando a situação.

 

Para a retirada do material, as equipes da Limpurb seguem protocolo determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Inema). Após a coleta, o resíduo é colocado em recipiente plástico para armazenamento temporário, com impermeabilização de solo, e posteriormente, encaminhamento para análise.

 

O Inema disse que este mesmo episódio tem acontecido nos últimos dias no litoral norte baiano, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e confirmou que se trata do mesmo óleo que surgiu em 2019. Segundo o instituto, o reaparecimento é comum devido às fortes ondas e a maré, que têm revolvido o óleo que ficou nas areias das praias.


Bahia Notícias

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.