![]() |
Imagem: Reprodução/Google |
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir de 2 de maio, fará uma transferência aos seus segurados dos valores do último lote de pagamento da revisão do artigo 29. Os valores começam em R$ 6.000.
No total, serão mais de 10.491 segurados que, após 10 anos, poderão receber esses valores atrasados, devido a erros cometidos pelo próprio INSS entre 2002 e 2009.
Esses valores são oriundos de transferências de auxílio-acidente, auxílio-doença e auxílio-doença. E no caso da morte do titular, os herdeiros retirarão o dinheiro.
Mas o que aconteceu?
Na ocasião seguinte, o INSS não conseguiu destacar os 20% dos menores valores no cálculo da média salarial, o que levou a uma renda previdenciária menor ao beneficiário. O correto seria ter considerado os 80% dos pagamentos maiores, em vez de incluir todos os pagamentos no cálculo. Essa decisão acabou diminuindo o valor do benefício na época.
Quais serão os valores liberados?
Os valores dos valores serão repassados aos segurados que, em 2012, tinham até 45 anos em abril e não recebiam mais o benefício mal calculado. E eles têm direito aos atrasados a partir de R$ 6.000,01.
Veja o calendário de revisão de pagamentos do INSS

Veja aqui se você tem direito a revisar o INSS
Para que o cidadão saiba se tem direito a receber os valores deste lote, é necessário consultar a elegibilidade, pela internet ou por telefone. Esta verificação está disponível no aplicativo ou também no site do Meu INSS. Também pode ser consultado pelo número 135, com atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Ressalta-se que o INSS terminará de processar os pagamentos no final de abril, por isso o INSS recomenda que sejam feitas consultas a partir desse período.
Veja o calendário de antecipação do 13º inss
O 13º será pago antecipadamente aos aposentados em 2022. O pagamento será feito em duas parcelas da seguinte forma.
1ª parcela do pagamento do 13º salário do INSS: 25 de abril a 6 de maio;
2ª parcela do pagamento do 13º salário do INSS: o mês de maio vai de 25 de maio a 7 de junho.
Da Rede Brasil News
Tags:
BRASIL