Primeira UPA Digital da Bahia será lançada até fim do 1º semestre, garante Prates

Primeira UPA Digital da Bahia será lançada até fim do 1º semestre, garante Prates
Foto: Divulgação / SECOM

Ainda secretário municipal de Saúde, Leo Prates sinalizou, em entrevista ao Bahia Notícias, que o lançamento do edital de licitação da Unidade de Pronto Atendimento Digital deve ser apresentado até o final de março - portanto, antes da saída dele da pasta. A previsão é de que o serviço entre em funcionamento ainda no primeiro semestre e seja integrado com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a central de regulação.

 

Esta deve ser uma das últimas ações de Prates como secretário, já que ele não descarta deixar o cargo ainda em março para se dedicar à disputa eleitoral de outubro - o prazo de desincompatibilização é no começo de abril. O titular da SMS tem construído uma candidatura a deputado federal.

 

Segundo Leo, a ideia partiu do prefeito Bruno Reis e foi desenvolvida numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Tecnologia da Informação da UFBA. A prefeitura já dispõe de um serviço parecido, chamado Salvador Protege, voltado para o atendimento remoto na atenção básica.

 

“A gente está chamando de UPA Digital justamente para a pessoa utilizar como porta de entrada no sistema de urgência e emergência. A ideia é diminuir o volume de pacientes azul e verde, que são pacientes de baixa gravidade, para fazer com que a UPA esteja vocacionada para aquilo que foi determinado pelo Ministério da Saúde, que é atender pacientes com média e alta complexidade”, afirmou o secretário.

 

Uma das principais vantagens do projeto, segundo a administração municipal, seria a ampliação do alcance do Sistema Único de Saúde do Município para pacientes com dificuldades de locomoção ou de bairros distantes. Com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, a plataforma poderá ser acessada via computador ou smartphone, através do portal ou aplicativo da prefeitura. 

 

Em  fevereiro, a prefeitura publicou no Diário Oficial do Município, a abertura do processo de cotação de preços, em busca de empresas especializadas em medicina digital (relembre aqui). 



Anderson Ramos / Emily Bomfim/Bahia Notícias

Postar um comentário

0 Comentários