Vacinação Covid-19: chega a vez das crianças com comorbidade e quilombolas serem imunizadas contra a Covid-19 em Alagoinhas

 As primeiras doses da vacina pediátrica da Pfizer (Comirnaty) contra a Covid-19 estão disponíveis para as crianças de 05 a 11 anos com comorbidades e para as que vivem em comunidades quilombolas de Alagoinhas, a partir deste sábado (15) às 11h.

Diferente das outras doses aplicadas, a vacinação para as crianças, neste primeiro momento, irá acontecer na Central de Imunização das 11h às 14h para os portadores de comorbidades cadastrados no mesmo local, e de forma itinerante para os moradores das comunidades Catuzinho, Oiteiro e Cangula das 11h às 13h, mas associações das respectivas localidades.

A vacina Comirnaty terá um esquema vacinal com intervalo de oito semanas. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas).

Por se tratar de uma especificidade, a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) passou por um treinamento para manusear e tratar os pacientes, desde a identificação do frasco correto, que possui tampa na cor laranja para facilitar a identificação, até a aplicação das crianças.

Para que a vacinação seja efetivada é necessário que os responsáveis se dirijam à Central de Imunização portando cópias dos relatórios médicos, RG da criança e do responsável, e realize o cadastro.  Neste sábado (15), a Central realizará acolhimento para realização de novos cadastros no período que durar as doses do imunizante das 08h às 12h.

Cadastro

A Prefeitura de Alagoinhas iniciou na última quinta-feira (13) o cadastro das crianças de 05 aos 11 anos com comorbidades e deficiência permanente. A lista servirá de subsídio para a SESAU no planejamento da imunização desse grupo. O cadastro seguirá de segunda à sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 16h, na Central de Imunização.

 

 

 

Postar um comentário

0 Comentários