Aprovado em testes, carro voador recebe certificação

"AirCar" passou por mais de 200 decolagens e aterrissagens e funciona a base de combustível comum 

Foto: Divulgação/Klein Vision
Foto: Divulgação/Klein Vision

 

Um carro voador, que pode se transformar em uma pequena aeronave, foi aprovado em testes de voo na Eslováquia e recebeu um Certificado de Aeronavegabilidade da Autoridade de Transporte Eslovaca após completar 70 horas de “testes de voo rigorosos”. O veículo é da empresa Klein Vision.

De acordo com um comunicado divulgado pela empresa, os voos de teste — que incluíram mais de 200 decolagens e aterrissagens — foram compatíveis com os padrões da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA).

Para dirigir o veículo híbrido é necessária uma licença de piloto. A Klein Vision pretende colocar o “AirCar” à venda dentro de 12 meses.

Uma equipe de oito especialistas passou mais de 100.000 horas transformando conceitos de design em modelos matemáticos que permitiram a produção do protótipo do carro voador. O “AirCar” é movido por um motor BMW e funciona com “combustível vendido em qualquer posto de gasolina”.

O veículo pode voar a uma altitude máxima de 18.000 pés (cerca de 5,4 quilômetros).

Em junho, o carro voador completou um voo de teste de 35 minutos entre os aeroportos de Nitra e a capital Bratislava, na Eslováquia. Após o pouso, a aeronave se transformou em carro e foi conduzida pelas ruas até o centro da cidade.

Bahia.ba

Postar um comentário

0 Comentários