Em Sobral, prefeito Joaquim Neto assina adesão a programa de formação de lideranças educacionais

 A prefeitura de Alagoinhas segue firme no fortalecimento do ensino-aprendizagem da rede municipal, e uma das ações é a parceria com a Fundação Lemann, instituição que presta cooperação técnica gratuita nas áreas pedagógica e de gestão, tendo como base a  experiência do município de Sobral, no estado do Ceará, o 1º colocado no país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica _ IDEB.

Após obter destaque no estado pelo excelente desempenho no “ Educar pra Valer” – outro programa que está sendo desenvolvido junto com a fundação – , a prefeitura ampliou essa parceria com a adesão, nesta semana, ao Programa de Formação de Lideranças Educacionais que o Centro Lemann passará a oferecer gratuitamente, para um grupo selecionado de municípios, a partir de 2022.

Acompanhado pelo secretário municipal de Educação, Gustavo Carmo, e da subsecretária da pasta, Keite Lima, o prefeito Joaquim Neto assinou o termo de adesão durante o Encontro de Prefeitos pela Equidade na Educação, realizado pelo Centro Lemann,  com participação de 32 prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, nesta quinta e sexta (09 e 10 de Dezembro). Da Bahia, os gestores de Alagoinhas estavam ao lado das equipes de Mata de São João e Camaçari, as duas outras das 417 cidades do estado selecionadas pela fundação, cujo critério foi o interesse e o desenvolvimento na Educação.

Destinado a secretários de educação, técnicos que acompanham as escolas e diretores escolares, o novo programa buscar apoiá-los a repensar suas crenças, valores e atitudes, ampliar seu compromisso com a equidade, desenvolver visão sistêmica e fortalecer sua capacidade técnica na área da gestão.

Durante os dois dias do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a iniciativa, interagir com a experiência de Sobral e debater sobre as desigualdades acirradas pela pandemia, com vistas a desnaturalizar o fracasso escolar e se comprometer com a promoção de aprendizagem e desenvolvimento integral com equidade para cada estudante da sua rede. O evento também teve como objetivo ampliar a compreensão das prefeitas e dos prefeitos sobre a importância de fortalecer as lideranças educacionais de seus municípios para alcançar esse objetivo.

“Estar nesse encontro em Sobral, cidade número 1 da Educação do Brasil, partilhando experiências com líderes municipais e pesquisadores, e a adesão a programas como esse, nos traz mais possibilidades de desenvolver ações que permitam consolidar a equidade como princípio de gestão escolar, e melhorar ainda mais a qualidade de ensino em nosso município”, disse o prefeito Joaquim Neto.

“ E nesse sentido, contamos com cada gestor, professor, técnico, enfim, cada membro da sociedade, porque a escola é feita por todos nós. Equidade é dar o que cada um precisa, e a discussão sobre o papel de cada um nesse espaço é de fundamental importância para que tenhamos um ambiente onde o conhecimento e a sua transmissão, seja de fato aquilo que move nossas escolas, e garantirmos avanços conforme a realidade de cada estudante”, completou o titular da Secretaria Municipal da Educação, Gustavo Carmo.

Fotos: Secretaria Municipal da Educação

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.