Psiquiatra do HGRS é único brasileiro a receber certificação em medicina psicossomática

Psiquiatra do HGRS é único brasileiro a receber certificação em medicina psicossomática
Foto: Divulgação
O coordenador do serviço de psiquiatria do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Lucas Argolo, recebeu o título de especialista em medicina psicossomática e se tornou o único médico do Brasil com a qualificação.

A certificação ocorreu no 25º Congresso Mundial de Medicina Psicossomática da Faculdade Internacional de Medicina Psicossomática (International College of Psychosomatic Medicine – ICPM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Florença, na Itália. Junto ao baiano, foram certificados outros três médicos, da Áustria, do Egito e dos Estados Unidos.

O ICPM é a entidade internacional de sede na Europa que representa a especialidade da medicina psicossomática. “É uma subespecialidade da psiquiatria que surgiu nos Estados Unidos na década de 60, mas que só tem ainda em países de primeiro mundo. No Brasil, não está formalizada como subespecialidade. No entanto, trata-se da especialidade que trata da psiquiatria em conjunto com outras especialidades médicas. Uma visão avançada sobre os fenômenos que envolvem mente e corpo de populações clínicas”, explicou Lucas Argolo.

O psiquiatra também lembrou que muitos países dispõem de outras subespecialidades dentro da psicossomática, como a psiquiatria em cuidados paliativos, em serviços de transplantes, com pacientes infectados com o vírus HIV e, dentre outras, na área de saúde mental da mulher.
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.