O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na madrugada desta sexta-feira (6) um vídeo em uma rede social que gerou forte repercussão por conter conteúdo de cunho racista contra o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama.
Em um trecho de cerca de dois segundos, inserido ao final da gravação, o casal é retratado de forma ofensiva, em associação a macacos. Barack Obama foi o primeiro presidente negro da história do país.
A imagem aparece ao fim de um vídeo com aproximadamente um minuto de duração que reúne teorias conspiratórias e acusações não comprovadas de fraude nas eleições presidenciais de 2020, disputadas por Trump e vencidas pelo democrata Joe Biden. À época, Trump se recusou a reconhecer o resultado do pleito e passou a sustentar, sem provas, que teria sido prejudicado por irregularidades no processo eleitoral.
Segundo levantamento de perfis que monitoram a atividade do presidente nas redes, o vídeo integrou uma sequência de cerca de 60 publicações feitas por Trump em um intervalo de apenas três horas, a maioria repetindo acusações já desmentidas sobre supostas fraudes na eleição de 2020.
No material divulgado, reaparecem alegações contra a empresa Dominion Voting Systems, responsável por equipamentos de votação em diversos estados, acusada de ter manipulado resultados eleitorais, tese que foi rejeitada por autoridades eleitorais, tribunais e investigações independentes. A companhia, inclusive, venceu ações judiciais contra veículos e figuras públicas que propagaram essas acusações.
No trecho final do vídeo, em que aparecem Barack e Michelle Obama, toca ao fundo a canção “The Lion Sleeps Tonight”. O ex-presidente e a ex-primeira-dama não têm qualquer relação com as acusações apresentadas no conteúdo compartilhado por Trump.
Veja o vídeo
Do Bahia.ba
Tags:
🌍INTERNACIONAL





