Eleitores que precisam tirar o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral ou resolver pendências com a Justiça Eleitoral têm até o dia 6 de maio para fazer a solicitação. Após essa data, o cadastro será fechado para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicie os preparativos das urnas para as eleições de 4 de outubro.
O bloqueio ocorre 150 dias antes do pleito, conforme determina a Lei nº 9.504/1997. Segundo a Corregedoria do TSE, o prazo é improrrogável e necessário para processar dados e organizar a logística de votação de mais de 213 milhões de eleitores aptos em todo o país.
Como resolver pendências pela internet
A Justiça Eleitoral tem priorizado o atendimento digital. O eleitor pode verificar sua situação pelo site do TSE ou pelo aplicativo e-Título, informando nome completo e data de nascimento.
Se houver multa pendente, o pagamento pode ser feito via Pix, com geração automática do código pelo sistema. Nos casos em que a biometria estiver pendente, o requerimento deve ser iniciado online, com posterior agendamento para coleta presencial, se necessário.
Do Bahia.ba
Foto: Marcello Casal Jr
Tags:
🇧🇷BRASIL





