A estudante de jornalismo Carol Xavier, 27, foi eleita a 45ª Deusa do Ébano do Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, em cerimônia realizada durante a Noite da Beleza Negra. O evento ocorreu entre a noite de sábado (17) e a madrugada deste domingo (18), na Senzala do Barro Preto, no bairro da Liberdade, em Salvador.
Moradora de Sussuarana, na capital baiana, Carol foi escolhida para representar o Ilê Aiyê após sua terceira participação na disputa. Em 2024, ela havia sido eleita princesa do bloco e também acumulou o título de rainha do Malê Debalê, outro importante bloco afro do país.
A Noite da Beleza Negra reuniu autoridades, artistas e lideranças culturais. Entre os presentes estava a ministra da Cultura e cantora Margareth Menezes, que posou ao lado da nova rainha do Ilê Aiyê e de suas princesas, Sarah Moraes e Stephanie Ingrid.
Além de estudante, Carol Xavier atua como professora de dança afro infantil e é empreendedora. A trajetória ligada à cultura afro-brasileira foi destacada durante a cerimônia, considerada um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural de Salvador.
O manto que simboliza o reinado de 2026 foi entregue pela Deusa do Ébano de 2025, Lorena Bispo, marcando a transição do título. A Deusa do Ébano é uma das principais representações do Ilê Aiyê e simboliza a valorização da estética negra, da ancestralidade e da identidade afro-baiana.
Do Bahia.ba
Foto: André Frutuôso/Casa de Mainha
Tags:
📍SALVADOR




