IPVA 2026 na Bahia tem desconto de 15% para pagamento em cota única até 10 de fevereiro


O Governo da Bahia já iniciou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026, oferecendo desconto de 15% para quem quitar o tributo em cota única até o dia 10 de fevereiro. O benefício, um dos maiores do país, é concedido automaticamente no momento do pagamento, segundo a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba).

Os contribuintes podem efetuar o pagamento de forma rápida e prática por meio do Pix, utilizando a plataforma www.ba.gov.br. Para isso é necessário acessar o portal com usuário e senha, selecionar o serviço “Pagar Licenciamento Cota Única”, informar o número do Renavam e gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que já inclui código de barras e QR Code para pagamento instantâneo.

Além do portal estadual, o IPVA também pode ser quitado pelos canais das instituições financeiras parceiras da Sefaz-Ba: Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob. O calendário completo de vencimentos está disponível no site www.sefaz.ba.gov.br.

Outra alternativa oferecida aos proprietários de veículos é o pagamento com 8% de desconto, cujas datas variam de acordo com o final da placa do veículo. Essas informações devem ser consultadas diretamente no calendário oficial do IPVA 2026.

Para quem prefere parcelar, o imposto poderá ser dividido em até cinco parcelas mensais, sem desconto. Os pagamentos parcelados começam no final de março, conforme o cronograma definido pela Sefaz-Ba. Para optar pelo parcelamento, o valor mínimo do imposto deve ser de R$ 120,00. Já as taxas de licenciamento e eventuais multas de trânsito devem ser quitadas até a data de vencimento da quinta parcela.

De acordo com a Sefaz-Ba, os valores utilizados no cálculo do IPVA 2026 apresentaram variação média abaixo da inflação, conforme levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pela elaboração da tabela de valores venais dos veículos em circulação no estado. A base de preços considera os valores praticados em outubro de 2025, o que contribuiu para um impacto mais moderado no imposto deste ano.

Com as diversas opções de pagamento e descontos, o governo estadual busca facilitar a regularização dos veículos e oferecer mais previsibilidade financeira aos contribuintes baianos.

Por Comunicação em Ação
Foto:Ag. A TARDE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem