Anvisa proíbe venda de odorizadores e saneantes irregulares


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (6/1), o recolhimento e a proibição da comercialização, distribuição, fabricação e uso de diversos produtos cosméticos e saneantes que estavam sendo vendidos de forma irregular no país.

Entre os cosméticos atingidos pela medida estão os alisantes Mask Botox Organic Biotherapy 1kg Oxillis e Premium Caviar Protein – Brazillis, fabricados pela empresa Cosmonew Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda. De acordo com a Anvisa, embora esses produtos exijam registro para serem comercializados, eles foram apenas notificados junto ao órgão regulador, o que descumpre a legislação sanitária vigente.

Outro produto que teve sua comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso proibidos foi o BTX Hair Treatment Renova Lizz, da marca Kerastinni, fabricado pela SDK Indústria de Cosméticos Ltda. Assim como os demais, o alisante não possuía o registro obrigatório na Anvisa e, por isso, também deverá ser recolhido do mercado.

Além dos cosméticos, a ação fiscal alcançou saneantes que estavam sendo anunciados e vendidos sem registro. Entre eles estão os produtos da marca Pureessence, fabricados pela Pure Essence Fragrance Indústria e Comércio de Essências, e o Odorizador de Ambientes Uau Aromas, fabricado por Victor Emanuel Correia dos Santos (CNPJ 48.145.120/0001-03). A Anvisa determinou que esses itens não podem mais ser fabricados, comercializados, distribuídos, divulgados ou utilizados.

Segundo a agência, todos os produtos citados devem ser apreendidos, uma vez que não atendem às exigências legais de registro sanitário. A Anvisa reforça que o registro é fundamental para garantir a segurança, a qualidade e a eficácia dos produtos colocados à disposição da população, protegendo a saúde dos consumidores.

Por Comunicação em Ação | com informações da Anvisa
Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem