Sedes promove Oficina de Panetone e impulsiona economia criativa


As integrantes do Grupo de Mulheres do Centro Integrado de Assistência Social (Cias), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), participaram da Oficina de Panetone, em parceria com o Líder Cursos: Centro de Capacitação Profissional. A iniciativa visa contribuir para a economia criativa, mostrando possibilidades de comércio com a fabricação de guloseimas natalinas.

“Fiquei sabendo que a Sedes ia ofertar esse curso com a professora Natália e, então, me interessei. Não tinha nenhuma experiência com a área de panificação, mas gostei bastante do que aprendi. Achei fácil e vou usar o que aprendi fazendo panetone e os biscoitos de Natal para minha família mesmo, que é bem grande, e assim vou poupar mais dinheiro, sem comprar nas lojas. Gosto de aproveitar esses cursos sempre para aprender mais”, disse a aluna Suely Brandão Andrade.

Para a instrutora e chef Natália Silva Santana, as formações gastronômicas natalinas, parceria entre a Sedes e o Líder Cursos, acontecem anualmente, sempre trazendo ideias criativas para que as participantes possam complementar suas rendas. “Nesta formação, elas aprendem do básico para fluírem em suas fabricações gastronômicas, o que traz uma possibilidade de aumento de renda real. Ao final de cada formação, nós fazemos uma confraternização também para celebrar o conhecimento que desenvolvemos no curso”, pontuou Natália, que trabalha há 15 anos na área gastronômica.

Segundo o gerente de Política de Emprego e Renda da Sedes, Mário Souza, a ação representou uma importante iniciativa de fortalecimento da autonomia das famílias atendidas no local.

“Além de oportunizar a aprendizagem de técnicas práticas de panificação, a oficina também representou uma renda extra nesse período de festas, quando a maior demanda por produtos artesanais é exatamente nessa época do ano. Essa oficina contribuiu para o desenvolvimento de habilidades profissionais das nossas alunas, promovendo o empreendedorismo, o que reforça o papel da política social do município de Alagoinhas na construção de oportunidades, de dignidade e de melhoria da qualidade de vida da nossa população, principalmente para as pessoas assistidas pela Sedes”, concluiu.

Natália e Suely

Fotos: Roberto Fonseca/Arquivo Sedes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem