Alunos e professoras do G4 e G5 da Creche Rosário da Caridade, na Alagoinhas Velha, foram premiados com o segundo e terceiro lugar na edição 2025 do concurso seletivo “Núcleo de Educação Ambiental e Boas Práticas Pedagógicas”, da Bracell, que contemplou projetos de escolas da Rede Municipal de Ensino da Bahia.
Trazendo em sua base o destaque de propostas criativas que abordaram temáticas sobre meio ambiente, a empresa buscou evidenciar o compromisso de professores e estudantes que trabalharam a conscientização sobre a preservação da natureza.
“Nós seguimos à risca o plano de ensino da Rede Municipal de Ensino, que neste ano está com o projeto ‘Alagodé: Educação Nascente dos Tons, Saberes, Sabores e Fazeres das Gentes’, no qual, no segundo trimestre, trabalhamos com as crianças as mudanças climáticas. Os dois projetos premiados pela Bracell tiveram praticamente cinco etapas cada um, e essas etapas foram bem desenvolvidas no decorrer de praticamente dois meses. As professoras montaram teorias e situações práticas com as crianças, o que motivou todos a conhecerem as questões ambientais e a cuidarem do meio ambiente. É muito importante que, desde cedo, eles tenham contato com a natureza e com essas informações que são preciosas”, disse a coordenadora pedagógica da creche, Claudiane de Cerqueira Damasceno Silveira.
Segundo a professora do G4, Gilvanete Amaral de Souza, o tema trabalhado em sala de aula foram as ervas medicinais, ou como as crianças aprenderam, as “ervas mágicas”. O projeto foi composto por um estudo do plano de ensino, no qual as crianças estudaram e investigaram as plantas medicinais e seus usos, fazendo também um resgate do assunto, que antigamente era mais comum em nossas casas, pelas mãos de avós e mães. “Ficamos sabendo desse concurso da Bracell e entendemos que poderíamos encaixar nossa proposta justamente por tratar do viés do meio ambiente”, contou ela, que recebeu um retroprojetor como prêmio, enquanto as crianças receberam kits especiais de lanches e brindes.
Já Elainara Jesus Ferreira, professora do G5, pontuou que as conversas sobre a importância da água já existiam, mas foram intensificadas trazendo detalhes sobre o consumo e o gasto desmedido em casa. “Diante das mudanças climáticas, a gente vê que tem muito impacto o cuidado com a água, e que algumas crianças não têm incentivo em casa quando o assunto é o cuidado. Então, tudo foi trabalhado em um contexto para que as crianças tomem o maior cuidado possível com a água, buscando mostrar isso em nossa rotina. Mostramos como se originou o nome de Alagoinhas, o processo histórico, geográfico e ambiental. Mandamos fotos, vídeos e informações para a Bracell e conseguimos estar no pódio. Pretendemos, para os próximos anos, intensificar esse projeto e continuar aplicando-o em sala de aula”, informou.
A analista de responsabilidade social da Bracell, Driele Coutinho, explicou como a empresa articula as escolas para que os projetos aconteçam. “A gente abre as portas, anualmente, de um espaço nosso que fica na Fazenda Salgado, em Inhambupe, para recebermos as crianças, principalmente de escolas municipais e estaduais, proporcionando maior interação com a sustentabilidade e o meio ambiente. Essa premiação de hoje é resultado dessa visita e da maneira de perpetuar esse conhecimento, levando isso para dentro das salas de aula. Neste ano, buscamos reconhecer o trabalho desses professores, que levam os alunos e trazem a multiplicação do conhecimento para dentro da sala”, enfatizou.
















